Segunda, 07 de Julho de 2025
22°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Caos na CBF. Juiz anula eleição que fez Caboclo presidente, Flamengo beneficiado.

Juiz do Rio de Janeiro determina que o presidente do Flamengo e o da Federação Paulista assumam a presidência.

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Por COSME RÍMOLI
27/07/2021 às 08h10 Atualizada em 27/07/2021 às 08h22
Caos na CBF. Juiz anula eleição que fez Caboclo presidente, Flamengo beneficiado.
Foto: Reprodução

"Um caos. Briga entre Rogério Caboclo, Marco Polo del Nero e os dirigentes de clubes pelo poder. E quem sofre é o futebol brasileiro. Ele se referia à decisão da justiça do Rio de Janeiro, que anulou a da Assembleia Geral da CBF que mudou a forma de votação para a presidência de entidade, em abril de 2018. Com isso, a eleição de Rogério Caboclo está anulada. O presidente do Flamengo e da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, assumem, interinamente, o cargo. Com a missão de, em 30 dias, realizarem outra eleição. Para deixar tudo mais confuso, o presidente interino, coronel Antônio Nunes, também segue no cargo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sim, três homens com o poder de presidente da CBF, algo bizarro e inédito na história do futebol brasileiro. Landim foi escolhido por ser presidente de clube de 'expressiva torcida'. Na verdade, há o equilíbrio entre Rio e São Paulo. A decisão foi do juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O juiz invalidou a assembleia que mudou profundamente a forma de eleição na CBF.

Os presidentes das Federações de Futebol no Brasil decidiram que seus votos teriam peso três. Os clubes da Série A, peso dois. E os da Série B, peso 1. Ou seja, as 27 federações teriam 81 votos. Os clubes, 60. 

Antes da assembleia, que tinha ainda Marco Polo del Nero como presidente da CBF, as federações deveriam ter o mesmo peso nos votos dos clubes.

Lembrando que os presidentes de clubes não foram chamados para essa reunião tão importante.

Na decisão do juiz Mario Cunha, ele quer que Landim e Carneiro Bastos convoquem o Colegio Eleitoral formado por clubes e federações. Para resolver três pontos fundamentais. 

A definição de pesos diversos entre as Federações e clubes; exigências para candidaturas; e inclusão dos times de segunda divisão no Colégio Eleitoral.

Rogério Caboclo, que foi eleito presidente da CBF, depois da assembleia de março de 2018, vai entrar com recurso, para seguir no cargo. 

Os dirigentes dos clubes, no entanto, estão entusiasmados, acreditam que possam, finalmente, colocar um deles na presidência da CBF. Eles sonham com a criação de uma liga, para organizar o Brasileiro e a Copa do Brasil. E a entidade assuma apenas a Seleção Brasileira. As Federações esperam que Carneiro Bastos consiga fazer uma composição com os dirigentes de clubes. E também não lutarão pela volta de Rogério Caboclo, afastado por acusação de assédios sexual e moral a uma funcionária da CBF.

Se houver mudança na presidência da entidade, a Seleção Brasileira pode ser afetada. Porque há vários dirigentes de clubes que discordam da escolha de Tite como treinador.

A briga jurídica mal começou.

O que vale no momento é o absurdo.

Três homens mandando na CBF.

E o presidente eleito afastado, acusado de assédios...

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias