Segunda, 15 de Setembro de 2025
21°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Em live, Bolsonaro mostra indícios de supostas fraudes nas urnas eletrônicas

Presidente exibiu vídeos com denúncias para justificar defesa do voto impresso

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: SBT
29/07/2021 às 21h57 Atualizada em 29/07/2021 às 22h10
Em live, Bolsonaro mostra indícios de supostas fraudes nas urnas eletrônicas
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta 5ª feira (29.jul) que não é possível provar a existência ou não de fraudes nas urnas eletrônicas, mas que há indícios dos problemas. A declaração foi feita em transmissão ao vivo pela internet, na qual Bolsonaro voltou a defender enfaticamente a implementação do voto impresso nas eleições.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Não tem como comprovar que as eleições não foram ou foram fraudadas. São indícios, um crime se desvenda com vários indícios. Vamos apresentar vários indícios aqui", disse o presidente. Pouco depois, com ajuda de um susposto analista de inteligência, ele apresentou vídeos -- obtidos na internet -- que configurariam os indícios, O primeiro deles, segundo Bolsonaro, mostra um programador fraudando o código fonte da urna eletrônico, mas já foi desmentido pelo Projeto Comprova.

Ao longo da live, o chefe do Executivo federal voltou a criticar o presidente do Tribunal Superiro Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Partido dos Trabalhadores (PT). Além disso, mostrou imagens -- supostamente gravadas em 2018 -- em que pessoas diziam ter inserido o número 17 na urna e que automaticamente a máquina alterava para "nulo" ou para o número 13.

Reportagens de 2008 e 2012, nas quais moradores de Caxias, no interior do Maranhão, denunciavam fraude nas urnas, também foram exibidas. Porém, a agência de checagem Aos Fatos demonstrou em julho deste ano que a Polícia Federal (PF) não conseguiu comprovar as denúncias.

Em outros momentos, o suposto analista de inteligência apresentou trechos de programas jornalísticos, de 2018, em que comentaristas diziam ser Bolsonaro o candidato favorito para ser o mais votado no primeiro turno das eleições no sudeste e confrontou as frases com um momento da apuração dos votos, em que Fernando Haddad -- candidato do PT na época -- se aproximava de Bolsonaro. Segundo o profissional, o objetivo de apresentar os materiais "é demonstrar que as nossas urnas eletrônicas precisam de mlehoria".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias