Quinta, 21 de Novembro de 2024
23°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Grupo de artesãs destacam empreendedorismo na parte baixa de Maceió

Motivarte é formado por mulheres assistidas pelo Serviço de Convivência do Cras Dom Adelmo Machado, no bairro do Prado

22/10/2022 às 10h29
Por: Por Assessoria para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom - Maceió
Compartilhe:
Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

O empreendedorismo, artesanato e cuidados com a saúde mental e física são os objetivos do grupo de mulheres Motivarte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado.  

Continua após a publicidade
Anúncio

Cerca de 20 participantes se encontram semanalmente para produção de peças de filé, crochê, tricô, fuxico, corte e costura, além da pintura em tecido. A intenção é retirar as mulheres da condição de vulnerabilidade social ao propiciar condições de trabalho e de renda com a venda de produtos artesanais em feiras de artesanato na capital.

A coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco, explica que o grupo é formado por mulheres que participaram de diversas capacitações em cursos de empreendedorismo e associativismo, promovidas pelo equipamento. 

“Essas mulheres do Serviço de Convivência possuem habilidades na produção do artesanato onde o Cras viabilizou algumas capacitações em cursos de empreendedorismo e associativismo. É um trabalho que visa contribuir para que elas assumam uma postura gerencial empreendedora na produção e comercialização de seus produtos, alcançando maior autonomia de renda. Além da maior integração e socialização entre elas”, falou Djane.  

Além da participação voltada para o empreendedorismo, as mulheres também são acompanhadas pela equipe de residentes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).  

“A nossa proposta, partindo da compreensão de que o grupo é sobre famílias do território e já está estabilizado, é realizar promoção em saúde partindo das demandas que surgirem delas e potencializando ainda mais os vínculos, seus trabalhos artesanais que em si, já são terapêuticos. Faremos encontros quinzenais com elas dos quais objetivam promover saúde fortalecendo essa rede de apoio”, explicou o residente de Psicologia da Uncisal, Samuel Conselho.  

O grupo voltou a se encontrar durante o mês de outubro, depois de uma pausa por causa da pandemia do Coronavírus. A presidente do Motivarte, Maria Cristina Oliveira da Silva destaca este retorno e a alegria das participantes. 

“Essas atividades são tão importantes para todas nós desse grupo e vejo muito entusiasmo e alegria neste retorno para que a gente possa retomar nossas produções, palestras e a socialização. Nesta semana conhecemos os novos residentes da Uncisal e fizemos uma demonstração de nossos trabalhos que é desenvolvido aqui no Cras”, ressaltou a representante.  

As mulheres do Serviço de Convivência se encontram todas as terças-feiras, às 14h, no Cras Dom Adelmo Machado, para a produção de novas peças. Maceioenses que quiserem participar, podem procurar o equipamento que fica localizado na rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado. E para mais informações a população pode ligar para o (82) 3312-5953. 

Veja matéria: https://maceio.al.gov.br/noticias/semtabes/grupo-de-artesas-destacam-empreendedorismo-na-parte-baixa-de-maceio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.