Domingo, 27 de Novembro de 2022 12:17
82 993338984
Cidades Racismo

Consciência Negra: campanha Pilar do Preto tem programação multicultural e reforça combate ao racismo

Entre as ações, podcast Coisa de Preto terá transmissão ao vivo nesta terça (22) às 19h30 pela Rádio Cidade FM (97,5) e redes sociais da Prefeitura

22/11/2022 08h10
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Asocm / Pilar
Foto: Ascom
Foto: Ascom

Para fortalecer o combate implacável ao racismo, mas também a todas as formas de preconceito, inclusive veladas, a Prefeitura de Pilar realiza mais uma edição da campanha Pilar do Preto. As ações, que tiveram início neste domingo (20), seguem até a quarta-feira (23) e incluem apresentações artísticas, sessões de cinema, a transmissão de um podcast exclusivo e palestras. Realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pilar, a campanha também incentiva e valoriza os costumes, cultura e religião das pessoas pretas.

 

Nesta segunda (21), a população e servidores municipais assistiram o monólogo “Ser preto é f***” e a uma palestra sobre o Quilombo dos Palmares, ministrada pelo ativista do Movimento Negro Helcias Pereira, no Centro Cultural Mestre Bida, na Chã do Pilar. Encenado pelo ator Igor Vasconcelos, o monólogo emocionou a todos pela forma como retrata as diferentes faces do racismo e suas implicações na vida do sujeito violentado, inclusive o racismo estrutural – quando se discrimina mesmo sem intenção. 

 

“Tratamos do racismo ainda presente em tudo ao nosso redor, ainda que de forma maquiada. Por isso é que eventos como este são de extrema importância, despertando nas pessoas um olhar mais crítico sobre o tema. Espero que todos tenham absorvido bem a nossa mensagem”, comentou o ator Igor Vasconcelos.

 

Nesta terça-feira (22), crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) irão participar do Cinema Consciente, com sessões às 10h, 14h e 16h no Cine Pilarense.

 

Pela noite, às 19h30, será a vez do podcast Coisa de Preto, com transmissão ao vivo pela Rádio Cidade FM (97,5) e pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Pilar. Já na quarta-feira (23), a campanha será encerrada com várias apresentações culturais, a partir das 18h, na Praça Ana Genilda Costa Barros, no centro da cidade.

 

*“Estamos aqui para reforçar a nossa luta diária contra o preconceito”, diz autor da música tema da campanha*

 

José Willams é pilarense e participa do movimento em defesa da igualdade racial na cidade. Autor da música tema da campanha deste ano, denominada “Invencíveis”, cujo clipe foi lançado neste domingo (20) nas redes sociais (assista aqui), Black Will – como é mais conhecido – não segurou a emoção ao destacar o alcance da iniciativa. “Estou honrado em poder contribuir para um evento como este. Busquei, com esta música, expressar o sentimento do povo preto, que tem, sim, vez e voz na sociedade. E aqui estamos para reforçar a nossa luta diária, que é a luta contra o preconceito. Juntos, somos invencíveis”, disse o cantor e compositor.

 

A prefeita em exercício de Pilar, Ivanilda Rodrigues, ressaltou o compromisso da atual gestão no sentido de garantir os direitos da pessoa negra. “A mobilização precisa ser permanente, sobretudo com o advento das redes sociais, cujo anonimato favorece a discriminação. Não somos melhores que ninguém, mas também não somos inferiores. Somos tão capazes quanto. Basta de perseguição”, discursou Rodrigues. 

 

Fundador do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Helcias Pereira, falou aos presentes sobre a necessidade de o assunto estender-se pelo ano inteiro. “Nosso movimento atua em defesa de uma população ancestral, que construiu este país e que, portanto, não merece ser marginalizada sob nenhuma hipótese. Por isso, seguimos firmes nesta luta diária contra o que alguns ainda classificam erroneamente como ‘frescura’ ou vitimismo, mesmo num país multirracial como o nosso”, afirmou o palestrante.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.