Sábado, 20 de Abril de 2024
26°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Nadadores baianos disputam competição na Bolívia com apoio da Sudesb

Na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, a Seleção Brasileira de Natação contará com quatro atletas baianos na Copa Pacífico de Natação 2022...

23/11/2022 às 18h00
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Da esquerda para direita, Victoria Beatriz, Dan Spínola, João Pedro Afonso e o técnico Rafael Spínola - Foto: Divulgação/FBDA
Da esquerda para direita, Victoria Beatriz, Dan Spínola, João Pedro Afonso e o técnico Rafael Spínola - Foto: Divulgação/FBDA

Na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, a Seleção Brasileira de Natação contará com quatro atletas baianos na Copa Pacífico de Natação 2022. Entre eles, Dan Spinola, 17, e Victoria Rosário, 14, viajaram com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), através da concessão de passagens aéreas para o país sul-americano. 

Com as provas começando nesta quarta-feira (23), a delegação baiana, composta por quatro atletas e dois técnicos, já se encontra no local da prova e compete até o sábado (26), ao longo das manhãs e tardes. Os quatro nadadores baianos, com as presenças de João Pedro Afonso e Amanda Moreno, também são contemplados pelo Governo do Estado, através dos programas de apoio ao esporte promovidos pela Sudesb.  

Dan, que acumula apoio de dois projetos estaduais, o Bolsa Esporte e o FazAtleta, já garantiu o título dos 100 m peito no início da tarde de hoje, prova que, junto com a de 50 m peito, garantiu ao atleta duas medalhas de ouro no Jogos da Juventude deste ano. Ele ainda compete na prova de 200 m nado peito até o final da competição.  

O campeão brasileiro na prova de 1500 m livres, João Pedro, irá competir na mesma prova que lhe rendeu o título. Ele também já estreou no primeiro dia com um 5° lugar nos 50 m livre. Além delas, ele ainda entra na piscina para as provas de 100 m e 200 m borboleta e 200 m e 400 m medley. Como o baiano que mais disputa provas nessa competição, João faz parte do grupo de atletas do programa de incentivo ao esporte FazAtleta. 

No feminino, as nadadoras agraciadas pelo Bolsa Esporte, Victoria e Amanda, disputam as provas de 400 m, 800 m e 1500 m livres. Amanda, inclusive, foi campeã norte-nordeste de 400 m e 800 m neste ano. Já Victoria soma essa participação na Seleção Brasileira à sua convocação para a disputa do Campeonato Mundial Junior de Águas Abertas, disputada, neste ano, em Seychelles, na África, em que alcançou a 9ª colocação. 

A Copa Pacífico é uma competição disputada pelos países banhados pelo oceano, tendo o Brasil como convidado. Como forma de desenvolver a modalidade nas variadas regiões brasileiras, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) convocou apenas atletas das regiões Norte e Nordeste. Os representantes da seleção também possuem entre 14 e 18 anos para desenvolver a natação juvenil do país ao dar experiência de participação em competições internacionais. 

Fonte: Ascom Sudesb 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.