Algumas horas antes de entrar em quadra para jogar contra a Coréia do Sul, a seleção brasileira de vôlei sofreu uma grande baixa. A oposta Tandara foi suspensa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 por um “potencial violação da regra antidopagem”. O exame que revelou essa alteração foi feito quando a equipe ainda treinando no Brasil, antes de embarcar para o Japão, mas o resultado só foi revelado nesta quinta-feira, 05 de agosto. A jogadora foi informada do afastamento e deve embarcar de volta ao Brasil ainda nesta sexta-feira, 06 de agosto. Tão logo soube do resultado, sua assessoria usou o Instagram para emitir uma nota sobre o ocorrido.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) não divulgou qual seria esse potencial violação e se foi apontada algum tipo de substância proibida no exame de Tandara, mas emitiu um comunicado lamentando a suspensão da jogadora. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também emitiu um comunicado enfatizando a importância da jogadora na equipe que pode trazer uma medalha para o país.
Como houve apenas um caso na equipe, o time do Brasil não corre risco de sofrer punições, que poderia ser até mesmo a exclusão dos jogos. Agora fica a torcida para que esse caso não atrapalhe a jornada das meninas rumo ao ouro olímpico.