Quinta, 25 de Abril de 2024
25°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

De crianças a idosos: município de Pilar faz Busca Ativa para não deixar ninguém fora da escola

Com 80% da meta de matrículas para 2023 alcançada, prefeitura reforça ações para atrair e manter os estudantes, como entrega de óculos

12/01/2023 às 18h27
Por: Por Assessoria para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom - Pilar
Compartilhe:
Foto: Ascom
Foto: Ascom

Aos 56 anos, o aposentado Carlos José nunca estudou e apenas assina o próprio nome. Nesta quarta-feira (11), porém, deu o primeiro passo para aprender a ler e escrever: encontrado na porta de casa pela equipe da Busca Ativa da Educação municipal de Pilar, fez a matrícula na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Carlos foi um dos 63 matriculados só no primeiro dia da ação com foco no ano letivo de 2023, que aconteceu no bairro Bonfim. O período de matrículas se estende até o dia 31 de janeiro com a meta de captar 10 mil alunos pilarenses.

As equipes da Educação estão saindo às ruas com carro de som e batendo de porta em porta na busca de novos alunos ou de estudantes evadidos. Até agora, a campanha de matrículas já alcançou cerca de 80% da meta estipulada pelo prefeito Renato Filho, mas a determinação é não deixar ninguém para trás. A prioridade da Busca Ativa, agora, são as crianças que ainda não estudaram e as pessoas que abandonaram os estudos ou nunca frequentaram a escola.

“Nenhuma criança em idade escolar ficará fora da sala de aula, e também queremos reduzir radicalmente o analfabetismo na cidade, colocando os adultos e idosos no EJAI”, afirma o prefeito Renato Filho. Em 2017, primeiro ano da gestão, foram matriculados 5.800 alunos. No ano passado, Pilar conseguiu saltar para 8.859 estudantes, distribuídos em 23 escolas do município que foi o primeiro do Brasil a aderir ao Google for Education, tem a 20ª melhor colocação no Ideb dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e foi o primeiro ter uma escola pública municipal bilíngue no Norte e Nordeste.

A dona de casa Juliana Pereira, hoje com 29 anos, abandonou os estudos há mais de 15 anos, na antiga 6ª série. Incentivada pela mãe, Sandra Roberta, ela fez a matrícula em casa com a equipe da Busca Ativa. “Ela precisa dar o exemplo aos filhos pequenos, que estão na escola”, disse Sandra. Agora, mãe e filha vão frequentar juntas a Educação de Jovens e Adultos na mesma unidade, onde Sandra já está perto de concluir o curso.

Disk Busca e entrega de óculos reforçam luta contra a evasão

A prefeitura também criou o Disk Busca (82 98701-5758), um canal de WhatsApp exclusivo para que a população informe à Secretaria de Educação sobre alunos que deixaram de frequentar a sala de aula. O contato direto e diário dos profissionais com a comunidade, aliás, é um ponto forte da iniciativa, que é permanente e dura o ano inteiro para combater a evasão escolar.

“A Busca Ativa é fundamental no combate à evasão escolar. Nós vamos na casa daquele aluno que deixou a escola e procuramos entender seus motivos, se foi falta de transporte, comida, problemas de saúde. E aí unimos forças com as secretarias de Assistência Social, de Saúde, entre outras, para solucionar o problema daquele estudante e trazê-lo de volta. É um esforço intersetorial”, explica o secretário da Educação de Pilar, Clewinho Cavalcante.

Em outra frente, o Mutirão de Oftalmologia realiza todos os meses triagem e exames em 120 alunos das unidades de Pilar, de todos os níveis de ensino, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). A partir dos diagnósticos, os alunos que necessitam recebem óculos totalmente pagos pela Prefeitura do Pilar, com recursos próprios. Nesta quarta-feira (11), mais 51 estudantes receberam seus óculos. Em 2022, a ação beneficiou 422 alunos ao todo.

“Muitos deixam de ir à escola, principalmente no EJAI, por não enxergar. Aqui, nós pensamos na qualidade de vida do aluno e em dar condições a ele, fornecendo fardamento completo, merenda de qualidade e solucionando qualquer dificuldade que possa afastá-lo da escola”, finaliza o prefeito Renato Filho.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.