Nesta quarta-feira (11), o ator Paulo José morreu após longa luta contra o Mal de Parkinson, doença da qual lutava há 28 anos. O artista estava internado em um hospital do Rio há 20 dias, se tratando de um quadro de pneumonia. O ator deixa um legado de cinquenta trabalhos na televisão, entre novelas, minisséries e séries.
Vários personagens do ator ficaram marcados na memória do público, como o Shazan, de O Primeiro Amor (1972), que conquistou principalmente as crianças com a dupla com Flávio Migliaccio, o Xerife, morto em 2020.
Outro tipo marcante foi o Orestes, de Por Amor (1997), um personagem que abordava o alcoolismo. A última aparição do ator foi em Em Família (2014), trama de Manoel Carlos que abordou o Mal de Parkinson, doença que o ator sofria na vida real.
Paulo José Gómez de Souza nasceu em Lavras do Sul, cidade do Rio Grande do Sul, em 20 de março de 1937. O primeiro contato do ator com a arte foi no teatro na escola. Após passagem por Porto Alegre (RS), Paulo foi morar em São Paulo na década de 1960 e começou a trabalhar no Teatro de Arena. Não demorou muito pra ter seu primeiro contrato com a televisão.
Ele estava na Globo desde 1969 e só saiu do canal apenas uma vez, em 1988, para fazer uma rápida passagem pela Manchete, ao participar do elenco da novela Olho por Olho.