Quarta, 17 de Setembro de 2025
21°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Funarte SP oferece oficinas gratuitas de artes visuais que abordam o legado de Leila Reinert

Atividades não precisam de inscrição e serão ministradas pela artista Marietta Toledo

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Funarte
17/01/2023 às 11h40
Funarte SP oferece oficinas gratuitas de artes visuais que abordam o legado de Leila Reinert
Oficina 'Prática de Arte Têxtil' na Funarte SP - (Foto: divulgação)

Neste mês de janeiro de 2023, o Complexo Cultural Funarte SP recebe duas oficinas gratuitas que abordam a obra da artista visual e designer Leila Reinert (1965-2019). A artista Marietta Toledo ministra as atividadesPraticando Duchamp: apropriação e assemblagem nas artes visuais, no dia 20 de janeiro (sexta-feira); ePrática de Arte Têxtil e a Semana de 22: revisitando Regina Gomide Graz, dia 26 (quinta-feira). As ações serão realizadas noCentro de Convivência Waly Salomão, localizado dentro da Funarte SP, sempre às 16h. Não há necessidade de inscrição prévia, e as ações estão abertas a todos os interessados a partir dos 13 anos de idade.

Continua após a publicidade
Anúncio

A oficinaPraticando Duchamp: apropriação e assemblagem nas artes visuaistem o objetivo de instigar os participantes a criar trabalhos artísticos a partir da ressignificação de objetos e da construção de esculturas feitas pelo método da assemblagem (reunião de utensílios diversos de maneira a formar uma obra de arte com um novo significado). A vida e a obra do pintor e escultor Marcel Duchamp (1887-1968) são a principal inspiração e base teórica da atividade. “Duchamp rompeu com a tradição do humanismo nas artes visuais, desmistificou o artista e abriu possibilidades de produção de obras”, afirma Marietta Toledo. O francês foi um dos precursores doreadymade(pré-fabricado) e um ícone do movimento de arte moderna chamado dadaísmo.

Na atividadePrática de Arte Têxtil e a Semana de 22: revisitando Regina Gomide Graz, a ministrante promove a prática de construção de objetos bidimensionais ou tridimensionais feitos com fios, linhas e tecidos. Serão apresentados artistas que trabalham com esse tipo de material, tendo como principal inspiração a obra de Regina Gomide Graz, artista atuante de 1920 a 1950. “Seus trabalhos são referências ao estilo modernistaart décoe se inserem no movimento construtivista brasileiro, ao lado das obras de seu marido, John Graz, e de seu irmão, Antônio Gomide. Pode-se dizer que ela foi uma precursora das artes têxteis”, ressalta Marietta. Os trabalhos de Leila Reinert também serão utilizados como inspiração para a prática artística.

Sobre a ministrante

Marietta Toledoé licenciada em Artes Visuais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo (2006). Em 2018, concluiu a pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na mesma instituição. A pós resultou na publicação do artigoA Repetição como Medida de Tempoe na exposição coletivaÉ um solo que os outros acompanham, no Museu de Arte Brasileira (MAB) em São Paulo. No final de 2022, após residência artística em Epecuén, Argentina, produziu obras com tecidos costurados, recortados e remontados sobre talagarça, que levaram à exposição individualExistir, Girar, Resistir. Além da vasta produção, também atua ministrando oficinas de práticas artísticas desde o ano de 2019.

Sobre a homenageada Leila Reinert (1965-2019)

Artista plástica e designer,Leila Reinertfoi doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP com pós-doutorado no PPG Design da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi (SP); bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1987) e mestre em Artes Plásticas pela Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne (1994). A artista realizou mais de trinta exposições no Brasil e em outros países do mundo, em instituições como o Museu de Arte Moderna (MAM), Caixa Cultural, Instituto Itaú Cultural e o Espaço Latino-Americano em Paris.

Suas pesquisas eram voltadas à linguagem fotográfica e à criação de objetos que associavam seu próprio corpo à paisagem da metrópole. Suas obras contrapõem a nitidez da fotografia a certo embaciado, que ela obtinha por meio de operações de produção e revelação de imagem. Seguindo a tendência de produção fotográfica dos anos 1980 e 1990, Leila trabalhava a imagem em sua expansão pelo espaço tridimensional da sala expositiva, para obter uma “espessura real”. Hoje em dia, essa ideia é ampliada pelo NFT e pelas técnicas de imersão.

Serviço:

Oficinas de artes visuais, com a artista Marietta Toledo

“Praticando Duchamp: apropriação e assemblagem nas artes visuais”
Dia 20 de janeiro (sexta-feira) | Horário: 16h
Gratuita
Duração: 1h30
Público-alvo:maiores de 13 anos
Materiais: tesoura, cola, papel, tecidos, botões, moedas, parafusos e tampinhas de garrafa.

“Prática de Arte Têxtil e a Semana de 22: revisitando Regina Gomide Graz”
Dia 26 de janeiro (quinta-feira) | Horário: 16h
Gratuita
Duração: 1h30
Público-alvo: maiores de 13 anos
Materiais: retalhos de tecido, talagarça, fio de malha, linha e agulha.

Local:Centro deConvivência Waly Salomão – Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos - São Paulo (SP)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias