Terça, 07 de Fevereiro de 2023
22°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Instituto Fenasbac lança relatório de cooperativismo financeiro

A 2ª edição do Panorama é a entrega formal do Recip (Reconhecimento Inovação com Propósito) de 2022

24/01/2023 às 15h45
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto Fenasbac lançou recentemente a 2ª edição do Panorama Nacional de Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro, um documento que reúne resultados de ações promovidas pelo Recip (Reconhecimento Inovação com Propósito), apresentando o retrato do momento das cooperativas singulares relacionado a resultados não-financeiros. O relatório contém informações atualizadas sobre o mercado, demonstrando a constante evolução do cooperativismo financeiro no cenário do mercado nacional.

Nesta segunda edição de 2022, 88 cooperativas financeiras singulares de todo o país participaram da iniciativa, o que representou 15% do universo e um crescimento de 22% de participação em relação ao ano anterior (2021). O panorama apresentado exibe dados coletados durante pesquisa com as cooperativas participantes, informações cruzadas com dados atualizados do mercado e dados fornecidos pelo Banco Central do Brasil, alinhados aos princípios de ESG e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

O Recip conta com o patrocínio do Sistema OCB, FGCoop, Confebras e WTM International, parceria da MundoCoop, Vert Capital e Climate Bonds Initiative e com a participação de cinco grandes sistemas de cooperativas financeiras do país, como a Ailos, Cresol, Sicredi, Sicoob e Unicred. Sua avaliação é feita por um questionário, dividido entre as seguintes pautas: Inovação Participativa; Inovação Colaborativa; Inovação no Desenvolvimento de Capacidades; Inovação ESG; Inovação em Finanças Verdes.

A CEO do Instituto Fenasbac, Lucila Simão, cita que o panorama é um referencial para que as lideranças conheçam o que está caminhando bem e em quais aspectos pode haver melhorias. 

“Por meio de pesquisa, dados e muito diálogo, estamos em constante aprimoramento para facilitar a expansão do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional”, destaca. “Estamos diante de um momento de esforço necessário para elevar o nível de inovação das cooperativas financeiras brasileiras, considerando sempre o propósito e agora, mais do que nunca, incentivar a agenda ESG e as finanças verdes”, ressalta.

A coordenadora-geral do Recip, Carolina Castro, define o Recip como a oportunidade de medir e reconhecer os resultados não-financeiros em uma sociedade cada vez mais consciente e preocupada em avançar a pauta ESG e a sustentabilidade, sendo esta a maior conquista desta edição. 

“É importante que as empresas, governos e segmentos respondam a esses anseios da sociedade e às necessidades atuais do planeta”, afirma. “O panorama coleta, analisa, classifica e divulga resultados não-financeiros do segmento, comunicando, de maneira objetiva, inovação com propósito para o ecossistema cooperativista e para todos que têm interesse na temática de sustentabilidade”, salienta Castro. 

Para mais informações, basta acessar: bit.ly/Acessar_Panorama e bit.ly/Instituto_Fenasbac

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários