Terça, 07 de Fevereiro de 2023
°C °C
Publicidade

Funarte SP recebe exposições de Luah Souza e de Yasmin Có

Mostras dão início a um ciclo organizado pelo Instituto de Artes da Unesp

25/01/2023 às 16h30
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Funarte
Compartilhe:
Obra de Yasmin Có
Obra de Yasmin Có "Momentos antes do salto" - 2021. Foto: Funarte SP.

A partir do dia 4 de fevereiro, sábado, as galerias Flávio de Carvalho e Mario Schenberg, da Funarte SP, em Campos Elíseos, Capital, recebem a abertura das exposições de Luah Souza e de Yasmin Có. As mostras marcam o início de um ciclo, realizado em parceria, pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA - Unesp). A visitação é gratuita.

Yasmin Có mostra um conjunto de 20 objetos, produzidos com tricô e fragmentos de roupas aplicados em madeira e metal. As obras medem em torno de 50 cm. Nelas são utilizadas, por vezes, cores fortes. Elas “aludem a uma fatura manual que surpreende pela junção de materiais que nunca estariam juntos numa situação que não fosse a da arte. Tendo o têxtil comolinguagem fundamental, sua produção apropria-se do objeto roupapara investigar sua potencialidade conceitual, plástica e propiciadora de ações”, comenta a Funarte SP.A artista éMestra pelo Programa de Pós-graduação em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH – USP), bacharela em Moda e graduanda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA – Unesp).

Já Luah Souza apresenta um grupo de 24 trabalhos. São roupas feitas com embalagens de produtos, tais como café, arroz ou papel higiênico. As obras são apresentadas como esculturas de parede. Também fazem parte da exposição impressões em tecido voal – com fotos da artista vestindo as peças –; além de outros conjuntos, como asMochilase asBolsetinhas. A paulista Luah é bacharela e licenciada em artes visuais pelo IA – Unesp, onde realizou sua primeira exposição individual em 2019, na Galeria do Instituto. Atualmente, cursa o Mestrado em Artes da universidade. É uma das organizadoras do Festival de Pintura da instituição e uma das fundadoras da revistaLorca– projeto colaborativo de alunos da graduação e pós-graduandos.

Luah e Yasmin participam de um programa de residências artísticas do Instituto de Artes da Unesp. Cada uma se encarrega da curadoria da exposição da colega.

As mostras permanecem até o dia 5 de março, de terça a domingo, das 14h às 19h.

No calendário da parceria entre a Funarte e a Unesp estão previstas pelo menos mais duas duplas de exposições – uma começando em abril, a outra em junho.


Ações da parceria Funarte/Unesp
Complexo Cultural Funarte SP

ExposiçãoLuah Souza
Galeria e Flávio de Carvalho

Exposição Yasmin Có
Galeria Mario Schenberg

Abertura: dia 4 de fevereiro de 2023, sábado, às 13h
Visitação: até 5 de março de 2023

De terça a domingo, das 14h às 19h

Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP)

Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários