Terça, 21 de Maio de 2024
24°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Comissão aprova ultrassonografia no SUS para crianças com sintomas de disfunção miccional

Billy Boss/Câmara dos Deputados Flávia Morais, relatora da proposta na Comissão de Saúde A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou prop...

25/05/2023 às 19h40
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou proposta que garante a realização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de exame de ultrassonografia em crianças com sintomas de disfunção miccional.

Pelo texto, são sintomas dessa doença: a perda urinária diurna ou noturna; a falta de vontade de urinar mesmo com a bexiga cheia; a dificuldade em esvaziar a bexiga e consequente acúmulo de resíduo vesical; a dificuldade em urinar ou conter a urina; além de febre associada à infecção urinária.

A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO) defendeu a aprovação do Projeto de Lei 4589/20, do ex-deputado Ney Leprevost.

Em seu parecer, a parlamentar justifica que “a ultrassonografia do sistema urinário é fundamental para a realização de um diagnóstico acurado da disfunção que afeta um quinto da população pediátrica brasileira”.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.