});
Terça, 23 de Junho de 2026
23°C 26°C
Maceió, AL

Hidrogênio verde: comissão pode visitar projetos no Rio Grande do Norte

A comissão especial criada pelo Senado para debater políticas públicas sobre o hidrogênio verde reúne-se nesta quarta-feira (31), às 14h, para vota...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Agência Senado
29/05/2023 às 17h30
Hidrogênio verde: comissão pode visitar projetos no Rio Grande do Norte
Otto Alencar sugere visitas a projetos ou unidades de produção de hidrogênio verde - Foto: Pedro França/Agência Senado

A comissão especial criada pelo Senado para debater políticas públicas sobre o hidrogênio verde reúne-se nesta quarta-feira (31), às 14h, para votar um requerimento de seu vice-presidente, o senador Otto Alencar (PSD-BA). Ele sugere visita da comissão ao estado do Rio Grande do Norte.

Continua após a publicidade
Anúncio

No requerimento, Otto pede que a comissão promova audiência pública no Rio Grande do Norte com representantes de órgãos governamentais, do setor produtivo, do terceirosetor e da academia. O pedido também prevê uma visita a projetos ou unidades de produção de hidrogênio verde.

Na avaliação do senador, o Rio Grande do Norte tem diversos empreendimentos que geram energia limpa e renovável, como parques eólicos e usinas de biomassa, experiência que pode ajudar nos trabalhos da comissão.

"O uso do Hidrogênio Verde está sendo discutido como uma alternativa para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas. É uma fonte de energia limpa e renovável, produzida a partir de fontes de energia limpa, como a energia eólica, solar, hidráulica e de biocombustíveis. Os estados do Nordeste têm se destacado com várias iniciativas na produção de energia limpa e renovável", afirma Otto no requerimento.

Recentemente, o governo do Rio Grande do Norte iniciou tratativas com uma empresa especializada para a criação de projetos de produção de hidrogênio verde no estado.

A reunião será feita na sala 9 da Ala Alexandre Costa.

A comissão

A comissão especial sobre hidrogênio verde foi criada em 14 de março pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com o objetivo de fomentar o hidrogênio verde como fonte energética no Brasil . Segundo o ato de Pacheco, é preciso avaliar políticas públicas e priorizar as propostas em tramitação no Congresso sobre o tema. A comissão é temporária e vai funcionar em 2023 e 2024.

O hidrogênio verde é uma solução energética que tem ganhado espaço estratégico em governos e em empresas. Isso porque une a possibilidade de descarbonizar a economia (reduzir a emissão de gás carbônico pelas atividades econômicas) com as vantagens de ter o hidrogênio como fonte de energia.

Para ser fonte de energia, o hidrogênio precisa ser produzido. Apesar de ser o elemento químico mais abundante, não é facilmente encontrado na natureza em sua forma pura. O hidrogênio verde se refere à técnica de produção por meio da eletrólise, que separa o hidrogênio da água por meio de fontes de energia renováveis, como a solar ou a eólica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Maceió, AL
25°
Parcialmente nublado
Mín. 23° Máx. 26°
26° Sensação
6.1 km/h Vento
79% Umidade
100% (7.31mm) Chance chuva
05h38 Nascer do sol
17h11 Pôr do sol
Quarta
26° 24°
Quinta
27° 23°
Sexta
26° 24°
Sábado
26° 24°
Domingo
26° 24°
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,98%
Euro
R$ 5,91 +0,56%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,352,23 -2,56%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada