O presente artigo mostra a importância do marketing terapia num mundo cada vez mais digitalizado e dinâmico, com este cenário, se faz uma reflexão a respeito das novas formas de pensar que os futuros profissionais podem ter sobre carreiras e formas de trabalho.
De fato, as novas tecnologias estão transformando rapidamente o mercado de trabalho. Com a automatização de processos e a digitalização de atividades, por exemplo, muitos empregos tradicionais estão se tornando obsoletos e novas competências estão sendo exigidas dos profissionais para se manterem relevantes no mercado.
É necessário compreender como os padrões da vida moderna afetam o comportamento das novas gerações indecisas na busca em qual profissão seguir ou recomeçar a carreira.
Diante desse cenário, o objetivo é o uso eficiente das ferramentas de marketing terapia como instrumentos estratégicos de intervenção para o refinamento de propósitos pessoais e profissionais.
Esse processo terapêutico é possível orientar e incentivar as pessoas em início e recomeço de carreira a descobrirem e aprimorar seus potenciais e suas habilidades e, não buscar só se encaixar nos antigos padrões Rebelo (2018).
Existem vários tipos de marketing, entre eles o marketing terapia, marketing pessoal, marketing digital, neuromarketing e marketing motivacional. Esse conjunto de ferramentas estratégicas em ação, promove satisfação de necessidades humanas e sociais.
As ferramentas de marketing terapia tem propósitos de vida e orienta profissionalmente os indivíduos a reconhecerem seus atributos a fim de encontrar uma profissão compatível com eles. Através de estudo e pesquisa científica, os resultados comprovam que as ferramentas estratégicas de marketing terapia são instrumentos essenciais de intervenção e aprimoramento na orientação profissional das pessoas que buscam entrar no mercado.
Por fim, a Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão. Ela não serve apenas aos alunos do Ensino Médio. Serve também para adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir na carreira. Existem reorientações até mesmo na aposentadoria.
Mín. 23° Máx. 27°