Terça, 21 de Maio de 2024
24°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Projeto aprovado facilita repasse de verba federal de segurança pública para municípios

A proposta continua em análise na Câmara dos Deputados

15/05/2024 às 20h28
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite aos municípios receber diretamente os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), desde que possuam fundo municipal de segurança pública.

Hoje, os municípios só têm acesso ao Fundo de Segurança Pública por meio de convênios, o que torna a transferência mais burocrática.

O Projeto de Lei 5159/23 foi aprovado com as mudanças sugeridas pelo relator, deputado Zucco (PL-RS).

Uma emenda do relator garante o repasse a todos os municípios, independentemente da população. A redação original do projeto, do deputado Luciano Azevedo (PSD-RS), restringe a transferência aos municípios com 200 mil ou mais habitantes.

“É forçoso reconhecer que nem sempre a quantidade populacional revela o potencial criminal do local”, disse Zucco.

O que é o fundo
Regulado pela Lei 13.756/18 , o FNSP disponibiliza recursos federais para diversas ações na área de segurança pública, como compra de equipamentos, capacitação de profissionais da área e criação de serviço de recebimento de denúncias.

A proposta aprovada muda diversos pontos da lei para adequar a norma à inclusão dos municípios entre os beneficiários diretos do fundo.

Próximos passos
O PL 5159/23 será analisado agora, em caráter conclusivo, nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.