Domingo, 21 de Julho de 2024
22°C 25°C
Maceió, AL
Publicidade

Comissão aprova atendimento psicossocial para parentes e amigos de vítima de suicídio

A Câmara dos Deputados continua analisando a proposta

14/06/2024 às 22h06
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Mário Agra/Câmara dos Deputados
Mário Agra/Câmara dos Deputados

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estende a pessoas próximas e familiares de vítimas de suicídio as mesmas garantias legais de assistência psicossocial e de atendimento gratuito e sigiloso.

O Projeto de Lei 4840/23, do deputado Fábio Teruel (MDB-SP), altera a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio , que, entre outras ações, prevê a disponibilização de um serviço telefônico para receber ligações de pessoas em sofrimento psíquico.

O objetivo é tornar a rede de apoio a pessoas envolvidas com casos de suicídio mais sólida e abrangente.

Segundo o autor da proposta, é necessário reconhecer a sensibilidade dessas questões e o impacto profundo sobre as pessoas envolvidas.

Parecer favorável
O relator, deputado Jorge Solla (PT-BA), defendeu a aprovação do texto original. “O sofrimento psíquico, agudo ou crônico, não se limita ao indivíduo diretamente envolvido, mas também afeta significativamente suas famílias e pessoas próximas”, disse.

Próximos passos
O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.