Domingo, 21 de Julho de 2024
22°C 25°C
Maceió, AL
Publicidade

Audiência comemora os 189 anos da Revolta dos Malês

Movimento ocorreu na Bahia em 1835 contra a imposição do catolicismo

09/07/2024 às 23h17
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (10) audiência pública sobre os 189 anos da Revolta dos Malês. O debate atende a pedido da deputada Alice Portugal (PCdoB - BA), e será realizado no plenário 10, às 15h30.

A Revolta do Malês aconteceu em Salvador, em 1835, contra a imposição do catolicismo. "O levante dos Malês comprova que negras e negros estavam mobilizados para libertação desde muito antes da Lei Áurea e da organização do Movimento Abolicionista", afirma Alice Portugal.

A insurreição não foi bem sucedida, pois uma denúncia fragilizou a rebelião. "Aqueles que foram às ruas para o combate acabaram sendo pegos de surpresa por uma polícia que – já avisada da revolta – os aguardava com maior poder militar", explica a deputada.

Apesar do objetivo inicial não ter sido conquistado, Alice Portugal afirma que a Revolta dos Malês influenciou outros movimentos insurgentes e permanece até hoje como símbolo de resistência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.