Terça, 23 de Setembro de 2025
22°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Entenda a ação do Governo de SP que garantiu casa nova para mais de 500 famílias da Favela do Moinho

Estado oferece gratuitamente moradia regular para moradores em situação de vulnerabilidade

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
23/09/2025 às 09h15
Entenda a ação do Governo de SP que garantiu casa nova para mais de 500 famílias da Favela do Moinho
Família sai da Favela da Moinho com destino à moradia fornecida pelo Governo. Foto> Newton Menezes/CDGU

A operação de reassentamento dos moradores da Favela da Moinho pelo Governo de São Paulo chegou ao número de 575 mudanças realizadas. Desde o seu início, em abril, foram cerca de quatro mudanças de famílias por dia. O reassentamento traz melhores condições de habitação e vida para a população da Favela do Moinho e faz parte das ações de requalificação do centro da cidade de São Paulo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Entregas em números

Das 575 mudanças, até o momento, foram 66 mudanças definitivas de famílias. Vale lembrar que o Governo de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), já firmou 181 contratos para mudanças para unidades habitacionais em definitivo.

As demais famílias contam com um auxílio-moradia de R$ 1,2 mil, custeado integralmente pelo Estado e pela Prefeitura de São Paulo. O auxílio dura até que as famílias sejam atendidas de forma definitiva.

Entenda a operação

Com o reassentamento, a população da Favela do Moinho sai de condições precárias de habitação e recebe unidades habitacionais em outros locais da cidade de São Paulo. O atendimento a essa demanda pode se dar de duas formas: a CDHU busca unidades no mercado, adquire e garante para as famílias.

Além disso, o imóvel pode ser adquirido por meio da Carta de Crédito Individual (CCI), que permite a aquisição de imóvel novo ou usado diretamente pelo cidadão. Por meio dela, o cidadão consegue subsídio para a compra da sua casa.

A CDHU acompanha todo esse processo de perto. A Companhia tem um escritório a 500 metros de distância da Favela do Moinho (R. Barão de Limeira, 1130) por onde a população consegue começar o atendimento.

O espaço foi criado para esclarecer dúvidas, orientar famílias que ainda não definiram sua moradia e facilitar o processo de atendimento. O atendimento é gratuito e a CDHU oferece acompanhamento até a entrega das chaves. O processo de mudança, inclusive, é feito por uma empresa contratada pela Companhia.

Financiamento

O Governo de São Paulo conta com algumas frentes para apoiar as famílias na operação de reassentamento da Favela do Moinho. Além de oferecer o auxílio-moradia – juntamente com a Prefeitura – o Estado também custeou todas as moradias definitivas até o momento. Assim, o Governo de São Paulo mantém o compromisso de garantir atendimento habitacional gratuito às famílias do Moinho.

As famílias devem ter um limite de renda familiar de R$ 4,7 mil. Para aquelas acima desse teto, continua disponível o financiamento previsto na política estadual de habitação.

Acordo com a União

A operação na Favela do Moinho é uma parceria entre o Governo de São Paulo, a prefeitura e o governo federal. O acordo com o governo federal foi feito em 15 de maio deste ano, quando o Estado já havia realizado a mudança de 186 famílias.

Até o momento, todos os custos vêm sendo arcados pelo Estado. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação aguarda a participação efetiva da Caixa Econômica Federal na operação. Até que isso ocorra, o Estado seguirá custeando integralmente as despesas, de modo a assegurar que nenhuma família seja prejudicada. O ajuste de contas será realizado assim que o governo federal concluir seus trâmites burocráticos.

Serviço ao morador

  • Onde encontrar atendimento: Escritório da CDHU – Rua Barão de Limeira, 1130
  • O que levar: documentos pessoais, comprovantes de renda e de residência.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias