Terça, 23 de Setembro de 2025
22°C 27°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo aponta queda de 98% no garimpo ilegal em terras Yanomami; assista

O assunto foi discutido na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Agência Câmara
23/09/2025 às 14h01

Continua após a publicidade
Anúncio

A atuação do governo federal em Roraima já reduziu em 98% o garimpo ilegal nas terras Yanomami, segundo Newton Tubino, representante da Casa de Governo em Boa Vista. Ele destacou que a presença das forças de segurança também diminuiu a criminalidade no entorno do território indígena.

De acordo com Tubino, o objetivo principal é impedir o retorno da mineração irregular, combatendo a logística do garimpo, que envolve transporte de combustível, alimentos e uso de pistas clandestinas.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem atuado na fiscalização e apreensão de combustíveis, o que é essencial para enfraquecer as atividades ilegais.

Por sua vez, o delegado João Paulo Correia explicou que há autorização judicial para destruir equipamentos usados na extração irregular, desde que seja comprovado o uso no garimpo.

Já o deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), que pediu o debate, defendeu a continuidade do combate, mas disse que muitos agricultores e moradores da região estão sendo confundidos com garimpeiros. "A população tem que se sentir protegida, não ameaçada pelo poder de polícia do estado."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias