A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) recebe, até o mês de novembro, as inscrições de empresas de todo o estado interessadas no Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), iniciativa do Governo do Estado que investe no pagamento dessas bolsas em troca de experiência dos estudantes no ramo de estudos. Até o início desta semana, 7.758 estudantes já haviam sido contratados por meio do programa e 58,7% deles são alunos do curso técnico de administração.
“O BEEM é um dos pilares do Ensino Médio Profissional que tem impulsionado esse modelo de ensino. Um programa criado para conectar estudantes ao mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas paulistas que oferecem vagas de estágio remunerado. É importante destacar às empresas que ainda não são nossas parceiras que, durante os seus primeiros meses, o valor da bolsa é custeado pelo Governo do Estado, garantindo ao estudante a oportunidade de adquirir experiência prática sem custos para as empresas e com segurança para as famílias”, diz o secretário da Educação, Renato Feder.
LEIA MAIS: Univesp faz parceria para hackathon por soluções digitais em prol da gestão emergencial de desastres
Além de administração, com 4.554 estagiários contratados até o momento, completam a lista dos cinco cursos com mais mais estudantes no mercado de trabalho por meio do BEEM:
Os estudantes do Ensino Médio Profissional estão matriculados em 60 cursos diferentes, em turmas que conectam à economia de cada localidade do estado, como, por exemplo, curso de portos em Santos, e hotelaria e eventos em Olímpia.
A expectativa da Secretaria da Educação é que, até o fim do ano letivo, 10 mil estudantes se tornem estagiários. Novas empresas podem aderir à parceria até o dia 21 de novembro. A adesão de novas empresas ao programa pode ser feita por meio do formulário disponível em: https://lp-beem.ciee.org.br/empresa .
‘Uma verdadeira porta para um futuro promissor’
Matriculada na 2ª série da Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes Cohab, na zona norte da capital, a estudante Ana Beatriz Soares de Alcântara, de 17 anos de idade, cursa o ensino técnico de administração atrelado ao Ensino Médio e está entre as contratadas da empresa Gooroo Crédito, localizada na capital paulista.
Na empresa, ela atua na área de Recursos Humanos. “O que mais gosto é poder aprender de tudo um pouco, mas principalmente os ensinamentos que tenho adquirido atuando na área de Recursos Humanos da empresa”, conta a aluna, que já tem como plano futuro prestar vestibular e seguir a formação na área administrativa.
LEIA MAIS: Escola de Limeira vence Prêmio Escolas Sustentáveis e vai representar SP em etapa internacional
Este é o segundo emprego de Ana Beatriz, que destaca a experiência com o BEEM. “Já trabalhei como auxiliar de expedição em uma loja de artigos de artigos de festa. Ambas as experiências foram valiosas e me deram a chance de mostrar minha competência, mas acredito que o estágio atual seja, sem dúvidas, uma verdadeira porta para um futuro promissor”, complementa.
Vagas para alunos
A Seduc-SP deve conceder, até o fim deste ano, 10 mil bolsas de estágio no programa. Os estudantes que passaram por todas as etapas de inscrição do edital anterior e mantiveram frequência igual ou superior a 85% no último semestre não precisam se cadastrar novamente e estão com seus dados registrados no banco de talentos do BEEM. Para aqueles que ainda não se inscreveram, o caminho é a página oficial do programa, em https://lp-beem.ciee.org.br/estudante/lancamento .
O pagamento das bolsas é realizado pela Seduc-SP, que também garante o seguro contra acidentes pessoais para os estudantes.