Terça, 30 de Setembro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Governo do Estado nomeia atriz e diretora Zeca de Abreu como coordenadora de Teatro da Funceb

A atriz, diretora e produtora Zeca de Abreu é a nova coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à S...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Bahia
30/09/2025 às 14h38
Governo do Estado nomeia atriz e diretora Zeca de Abreu como coordenadora de Teatro da Funceb
Foto: Divulgação

A atriz, diretora e produtora Zeca de Abreu é a nova coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), responsável pela gestão das políticas públicas para as Artes no estado. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (30/9), no Diário Oficial do Estado, e chega em um momento importante para a cena teatral baiana.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com uma gestão que vem prezando pelo cuidado, acolhimento e pelas políticas estruturantes na área, Zeca de Abreu se une à equipe da Funceb, na Diretoria das Artes, para zelar ainda mais pela humanidade e respeito aos que vivem das artes cênicas na Bahia. Sua nomeação também é mais uma sinalização do Governo do Estado no sentido da ampliação das políticas públicas para o Teatro baiano, na democratização e territorialização dessa política e dos investimentos em formação, qualificação e infraestrutura que já estão em curso e dos que ainda virão.

Para o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, Zeca chega em um cenário no qual a gestão reconhece nela seu potencial crítico e caráter democrático. “Zeca de Abreu tem muito a contribuir com essa gestão. Sua nomeação é resultado de muito dialogo e de uma construção cuidadosa ao longo dos últimos meses. Uma grande liderança de um movimento que reivindica políticas para o setor, especialmente no sentido de recuperar ações e pautar o futuro do Teatro, com a compreensão sobre a necessidade de debater a segurança na trajetória do profissional das artes e combater a descontinuidade de políticas estruturantes”, afirma o secretário.

Nos últimos dois anos, o Governo do Estado investiu mais de R$400 milhões em ações para fortalecer o Teatro baiano, dentre ações de formação e qualificação, construções e reformas na capital e interior, memória e reconhecimento de trajetórias de grandes nomes dos palcos baianos e manutenção de grupos e eventos no Teatro.

Para a diretora da Funceb, Sara Prado, é com esse cenário de crescentes investimentos que a nova nomeação chega pra somar e agregar à política pública para o Teatro baiano a criticidade necessária para o crescimento da área.

“Sabemos que estamos percorrendo uma longa estrada no caminho de uma política forte, ampliada e que atenda à diversidade de demandas apresentadas pelos trabalhadores e trabalhadoras do Teatro na Bahia. Nossa intenção e trabalho sempre foram e continuarão sendo de crescer, aprimorar e garantir resultados que potencializem as criações e produções dos nossos artistas. É nisso que estamos empenhados e sempre buscaremos andar lado a lado com quem coaduna com este pensamento em prol das Artes”, diz Sara.

Para Zeca, a nomeação traz responsabilidade, mas também sinaliza uma importante abertura de diálogo. “Recebo este convite com gratidão e senso de responsabilidade, entendendo que ele reflete também a abertura do Estado em dialogar com o Movimento Teatro Profissional da Bahia. É um gesto significativo de aproximação entre gestão pública e a realidade vivida pelos artistas, técnicos e produtores que sustentam o teatro em nosso estado. Minha expectativa é contribuir para que essa abertura se traduza em políticas sólidas, contínuas e capazes de fortalecer o teatro em toda a sua diversidade. Entro nesse desafio com disposição para o diálogo, para a escuta e para a construção coletiva, certa de que o teatro, além de expressão artística, é um patrimônio vivo, um direito cultural e um espaço fundamental de cidadania”, afirma a nova gestora.

Zeca de Abreu

Com uma trajetória reconhecida de dedicação ao teatro baiano, Maria José Sampaio de Abreu, conhecida como Zeca de Abreu, é atriz, diretora, professora e produtora com 35 anos de trajetória nas artes cênicas. Fundadora da Ouroboros – Companhia de Investigação Teatral, conquistou diversos prêmios ao longo de sua carreira e construiu uma trajetória marcada por pesquisa, criação e resistência. Formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Bacharelado em Interpretação Teatral e em Licenciatura em Teatro, atualmente cursa o Bacharelado em Direção Teatral. Além de sua atuação artística e pedagógica, é uma das fundadoras do Movimento Teatro Profissional da Bahia, participou ativamente do Encontro Nacional de Políticas Culturais para o Teatro, realizado em Fortaleza, e integra a Rede Pavio de Grupos de Ações Continuadas, fortalecendo o diálogo e a mobilização do setor teatral em nível local e nacional.

Fonte

Ascom/Funceb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias