O Nordeste brasileiro passa a se apresentar ao cenário internacional como um destino turístico integrado, capaz de oferecer em uma só viagem a diversidade de experiências que vão do litoral ao sertão, da cultura à gastronomia. A novaMarca Nordestefoi lançada oficialmente nesta segunda-feira (29), durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, consolidando os nove estados da região como um bloco unificado e competitivo, pronto para disputar espaço entre os grandes destinos globais. A secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico - Setde, Rosália Lucas, representou a Paraíba, que ainda tem na delegação o presidente da Empresa Paraibana de Turismo - PBTur, Ferdinando Lucena, o diretor de marketing da PBTur, Allan Sales, e a assessora técnica da gerência de turismo da Setde, Anne Ferreira.
A solenidade contou com a presença presença do embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, dos secretários e diretores de Turismo dos estados nordestinos, de operadores turísticos, dos representantes do Consórcio Nordeste - o secretário executivo, Carlos Gabas, e a secretária de Economia Criativa e Inovação, Karine Gurgel, e da imprensa internacional. Ogovernador de Alagoas, Paulo Dantas, que coordena a Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, representou os governadores da região na solenidade e apresentou o conceito da marca. “Nossa marca é união. Tem as cores das bandeiras dos nossos nove estados, uma estrela de nove pontas e um pássaro livre, que voa leve e representa a diversidade e o acolhimento que moram no coração da nossa gente.”
A participação da Paraíba na construção da Marca Nordeste foi destacada pela secretáriaRosália Lucas, que ressaltou a experiência do estado na integração de políticas públicas e privadas: "a Marca Nordeste também nasce a partir da experiência que desenvolvemos com o Paraibe-se, que é uma ação que conecta agentes públicos e privados, criando roteiros turísticos que valorizam os atrativos de cada município. O governo João Azevêdo e Lucas Ribeiro está sempre atento a esta valorização do turismo do litoral ao sertão, contemplando todo o estado. Então, em conjunto, estamos trabalhando para transformar o potencial turístico do Nordeste em resultados concretos, com mais voos, investimentos e promoção internacional. A união dos estados é fundamental para consolidarmos a região como um dos destinos mais competitivos do Brasil."
Segundo os gestores, a Marca Nordeste vai além de uma identidade visual: é uma estratégia conjunta de marketing territorial, captação de investimentos e fortalecimento daintegração regional do turismo. A iniciativa visa destacar a diversidade cultural, histórica e natural da região, desde praias e sertão até gastronomia e manifestações culturais.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com a participação no lançamento e o apoio à Marca Nordeste, a Embratur reforça sua missão de promover o Brasil no exterior de forma integrada, inovadora e alinhada às tendências do turismo mundial. Segundo ele, a ação abre caminho para um novo ciclo de crescimento, com mais turistas, mais emprego e renda e mais desenvolvimento para toda a região. “O Nordeste vem se consolidando no turismo internacional. Os viajantes saem de seus países em busca exatamente do que essa região oferece: resorts em praias paradisíacas, experiências culturais genuínas, voos diretos, gastronomia, contato com uma natureza fascinante, infraestrutura e autenticidade. Estamos apresentando um Brasil que vai além dos cartões postais. Um destino acolhedor, que valoriza sua gente, sua cultura e o meio ambiente, e é cheio de oportunidades únicas”, afirmou o presidente.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, falou ainda sobre o crescimento da região. “Só nos últimos três anos, o Nordeste mais que dobrou o número de chegadas internacionais: de 160 mil turistas em 2022 para mais de 350 mil em 2024. Em 2025, já superamos 300 mil visitantes, o que deve nos levar a mais de 400 mil até o final do ano. Nossos estados seguem com o crescimento mais acelerado do país. O Nordeste, cada vez mais, não é apenas destino desejado — é realidade consolidada no mapa mundial do turismo”.
A coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio e secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, fala da marca como “um sonho antigo”. “Esse será um momento muito importante onde reuniremos operadores estratégicos, companhias aéreas e o público interessado em vivenciar um pouco da nossa gastronomia, cultura e história, além de compreender a estrutura do projeto e o conceito da marca. É um sonho antigo que, nesta gestão, virará realidade”, destacou.
Com o lançamento, espera-se que os estados nordestinos possampromover rotas integradas, incentivar ainteriorização do turismoe atrair visitantes internacionais, consolidando o Nordeste como um destino autêntico e competitivo. Para a Paraíba, o projeto reforça políticas como oParaibe-se, que mapeia atrativos turísticos locais e promove a conexão entre municípios, fortalecendo o setor e gerando impactos econômicos concretos.
A Marca Nordeste simboliza, portanto, o compromisso coletivo dos estados em transformar a região em um destino turístico sólido e reconhecido internacionalmente, unindo esforços entre poder público e iniciativa privada para resultados efetivos.
Setde com Consórcio Nordeste
Fotos: Renato Vaz / Embratur