Quinta, 02 de Outubro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Secretário da Administração do Piauí estabelece diálogo com Ministério do Trabalho para criação de painel do eSocial

O secretário da Administração do Piauí e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), Samuel Nascimento, conduziu, em ...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Piauí
01/10/2025 às 15h46
Secretário da Administração do Piauí estabelece diálogo com Ministério do Trabalho para criação de painel do eSocial
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Administração do Piauí e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), Samuel Nascimento, conduziu, em Brasília, reunião com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para avançar na construção de um Painel Nacional de Informações sobre o eSocial.

Continua após a publicidade
Anúncio

Participaram do encontro, pelo MTE, o secretário-executivo Francisco Macena e a subsecretária de Estudos e Estatísticas Paula Montagner, além de conselheiros do Consad e representantes dos estados, que reforçaram a importância de uma atuação conjunta para dar mais transparência e confiabilidade aos dados enviados pelos estados.

Segundo Samuel Nascimento, o painel será uma ferramenta estratégica de gestão, capaz de fortalecer a cooperação entre União, estados e municípios. “Nosso objetivo é garantir que as informações prestadas pelos entes federativos no eSocial estejam regularizadas e disponíveis de forma clara, fortalecendo a governança pública e trazendo mais segurança para os servidores”, destacou o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A iniciativa prevê a elaboração de um diagnóstico detalhado da situação em cada unidade federativa. Além disso, o painel será expandido para contemplar também a realidade dos municípios, ampliando a base de dados e fortalecendo o sistema de escrituração digital.

“Com essa construção articulada pelo Consad, os entes federativos passarão a contar com um instrumento estratégico de gestão, capaz de fortalecer a cooperação federativa, ampliar a confiabilidade do sistema e garantir mais segurança aos servidores públicos”, finalizou Samuel Nascimento.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.