A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, nesta quinta-feira (02), mais uma etapa da ação itinerante do Ônibus Lilás. O município de Bertolínia recebeu a iniciativa, que levou atendimentos psicossociais, rodas de conversa sobre a Lei Maria da Penha, apresentação do protocolo “Ei, Mermã, Não Se Cale”, além de serviços ofertados em parceria com a rede local.
Durante a programação, a população teve acesso a orientações sobre direitos das mulheres, aferição de pressão arterial, exames de glicemia, atualização do Cadastro Único e emissão de documentos, em articulação com as equipes de saúde, assistência social, Instituto de Identificação e Defensoria Pública.
A secretária municipal de Assistência Social, Valdenice da Silva, destacou a relevância da parceria. “Nós agradecemos à Secretaria das Mulheres por trazer o Ônibus Lilás até Bertolínia, com tantos serviços e informações importantes. Foi um momento muito proveitoso para a população, em especial para as mulheres, que puderam acessar atendimentos e orientações de forma acolhedora e próxima”, afirmou.
Para a moradora Márcia, a iniciativa reforça a importância de levar informação e acolhimento aos municípios mais afastados da capital. “É um projeto brilhante, que deveria percorrer os municípios mais vezes ao longo do ano. Os temas discutidos foram muito pertinentes e necessários para nós, que vivemos em cidades pequenas e longe da capital. Informação é o que garante os nossos direitos e nos fortalece como mulheres”, declarou.
A agenda do Ônibus Lilás segue nesta sexta-feira (03), no município de Guadalupe, ampliando o alcance das ações de enfrentamento à violência e promoção de direitos das mulheres piauienses.