A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital, divulgou nesta sexta-feira (3), que o estado alcançou um novo recorde na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Somente no mês de setembro, foram emitidas 79.554 identidades, o maior número mensal já registrado desde o início da implantação do novo modelo.
A emissão da CIN é totalmente gratuita em todo o território piauiense, tanto para a primeira via quanto para a substituição do antigo RG. Atualmente, o Piauí lidera o ranking nacional, com mais de 1,4 milhão de carteiras já emitidas, o que corresponde a mais de 40% da população documentada com o novo modelo.
De acordo com o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, o aumento expressivo nas emissões é resultado direto das medidas de desburocratização adotadas recentemente, especialmente em relação às certidões exigidas. “Antes era necessário apresentar uma certidão atualizada, o que dificultava para muitas pessoas. Com a nova regulamentação, passamos a aceitar certidões mais antigas, desde que estejam legíveis e em bom estado de conservação. Isso facilitou muito o acesso e os números comprovam esse resultado”, destacou Mascarenha.
A mudança passou a valer a partir da Instrução Normativa publicada em 16 de setembro, que flexibilizou a exigência de certidões atualizadas. Agora, é possível apresentar certidões de nascimento ou casamento, independentemente da data de emissão, desde que não sejam manuscritas e estejam em bom estado de conservação, sem rasuras ou danos que comprometam a verificação da autenticidade.
Para Raimunda Ivana, 27 anos, moradora do bairro Vila da Paz, em Teresina, a mudança representa um grande avanço.“Com isso, a gente não precisa mais atualizar a certidão. É algo que evita perder tempo e dinheiro indo atrás de um novo documento, algo que está muito difícil ultimamente. Com essa atualização do sistema, melhorou muito. Facilitou demais para nós, cidadãos”, relatou.
Atualmente, o Instituto de Cidadania Digital conta com mais de 190 Unidades de Serviços Digitais espalhadas por 170 municípios piauienses, garantindo amplo acesso à cidadania e facilitando a emissão de documentos em todas as regiões do estado.