Nove estudantes da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido da cidade de Cuité, conquistaram medalhas de ouro e prata e troféus de 1º e 2º lugares na 73° Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 22 e 26 de setembro, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
O grupo competiu no Nível 4, referente ao Ensino Médio com foguetes produzidos com garrafa retornável de 1,5 litros com o propelente (combustível) de vinagre e bicarbonato de sódio. A coifa e a aleta, que são componentes do foguete que serve para dar estabilidade, foram feitas em impressão 3D, em parceria com o Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Durante a preparação para a Jornada, também foi utilizado o site OpenRocket Simulator que calcula parâmetros como centro de massa, centro de pressão e estabilidade, que serve ainda para conferir se ao sair do solo o foguete está em um movimento oblíquo, ou seja, uniforme com velocidade constante.
A equipe campeã composta pelos estudantes: Bruno Kauã Macedo Silva, José Pedro de Oliveira Rocha e Kael Pontes Haus de Medeiros, obtiveram no lançamento 220m, garantindo a medalha de ouro.
Nas equipes vice-campeãs estão: Antony Rafael Da Silva Oliveira, Ícaro Cauã Farias Da Silva e Guilherme Ruan Souto Azevedo, que no lançamento atingiram 187m; e Glauber Renyer Ludovico da Silva, Manuel de Oliveira Santos Neto e Sabrina Lima Ferreira, que conseguiram chegar a 132m durante o lançamento do foguete.
As três equipes foram coordenadas pela professora Priscila Silva e pelo professor coorientador Hilton Sabino, que também acompanharam durante a viagem.
“Eu tenho muito orgulho dos nossos alunos, da ECIT Cuité. Foram meses de preparação, muitos testes e dedicação intensa. Ano passado, fomos vice-campeões e esse ano todo esse esforço resultou em conquistas incríveis: fomos campeões e também vice-campeões. Mais do que os troféus e as medalhas, o que levamos dessa experiência é a certeza de que, com trabalho em equipe, disciplina e esperança, nossos jovens podem alcançar seus sonhos e ganhar lugares cada vez mais altos”, disse Priscila.
Antes de participarem da Jornada dos Foguetes, os estudantes também conquistaram medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). As iniciativas são realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).