Sexta, 03 de Outubro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Programa de Castração de SP tem nova etapa para os municípios paulistas

Iniciativa visa ampliar o controle populacional de pets e trazer benefícios diretos para a saúde pública e o bem-estar animal

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom SP
03/10/2025 às 16h21
Programa de Castração de SP tem nova etapa para os municípios paulistas

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) divulgou nesta sexta-feira (3) a lista dos municípios habilitados no chamamento público do Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos, em São Paulo.

Continua após a publicidade
Anúncio

As 501 inscrições recebidas foram analisadas e resultaram em uma ordem de classificação, publicada no Diário Oficial do Estado .

Com a publicação, as prefeituras têm um prazo para interpor recurso, caso não concordem com a sua classificação. Os recursos deverão ser enviados por meio de ofício para o endereço eletrônico cdsa@sp.gov.br.

A seleção para o programa considerou critérios que priorizam municípios com menor população, maior demanda por castrações, presença de Unidades de Conservação registradas no Cadastro Nacional, e existência de órgãos municipais de bem-estar animal.

“A grande adesão demonstra como os municípios reconhecem a importância da castração para a saúde coletiva e para o bem-estar animal. É uma ação que também traz benefícios diretos para a gestão pública, já que reduz problemas relacionados ao abandono e ao controle de zoonoses”, afirma o subsecretário de Meio Ambiente da Semil , Jônatas Trindade.

O programa tem como objetivo apoiar os municípios na realização de mutirões de castração, contribuindo para o controle populacional de cães e gatos, a redução do abandono e a prevenção de zoonoses. “Nosso objetivo é levar os mutirões de castração para os lugares onde eles são mais necessários. Essa parceria entre Estado e prefeituras garante resultados efetivos e melhora a qualidade de vida das comunidades”, finaliza a diretora de Bem-estar Animal da Semil , Rebecca Politti.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.