O Museu de História da Paraíba será inaugurado nesta sexta-feira (3), pelo governador João Azevêdo, com programação artística cultural a partir das 15h, na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa. Instalado no antigo Palácio da Redenção, prédio que foi totalmente restaurado para abrigar o museu, agora é um novo ambiente de preservação do patrimônio histórico, político, social e cultural paraibano.
A obra de restauração executada pelo Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), marcou um novo capítulo na valorização do Centro Histórico de João Pessoa, e é a maior já executada no Palácio desde sua construção.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, o Museu de História da Paraíba abrigará um grande acervo que conta a história política, social e cultural do estado. “O museu é a mais importante realização do Governo da Paraíba presente na cartela de projetos de revitalização do nosso Centro Histórico. Então, a partir desta sexta-feira o museu estará aberto para o povo paraibano e turistas poderem fazer uma imersão na história do nosso estado, passando pelo acervo do museu e também de duas exposições temporárias com várias obras de grandes artistas brasileiros”, afirmou Pedro Santos.
Além do acervo do museu, o público poderá prestigiar duas exposições temporárias: Exposição digital e Acadêmicos e Modernistas - Exposição acervo Museu de Arte Assis Chateaubriand.
Arte em Conexão - Exposição de totens multimídia
A exposição dos totens é uma exposição digital cuja curadoria é de Flávio Brito, pesquisador e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). O visitante encontrará um espaço interativo que dá voz e imagem a 50 personalidades paraibanas que marcaram a cultura, a política e a história do estado.
Em nove totens multimídia, desfilam nomes como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos, Anayde Beiriz, Celso Furtado, Jackson do Pandeiro, Margarida Maria Alves, Olivina Olívia, Sivuca, Leandro Gomes de Barros, Paulo Pontes, entre muitos outros. Cada um deles é apresentado em uma narrativa que combina informação e emoção, permitindo ao público conhecer suas trajetórias, feitos e legados. Mais do que uma homenagem, a sala digital “Arte em Conexão” é um encontro com a memória viva da Paraíba, mostrando como seus filhos e filhas transformaram o estado em referência de arte, cultura e identidade para o Brasil e o mundo.
Acadêmicos e Modernistas - Exposição acervo Museu de Arte Assis Chateaubriand
O Governo da Paraíba, por meio da Secult, formalizou junto a Fundação de Apoio ao Ensino à Pesquisa e à Extensão (Furne), gestora do Museu de Arte Assis Chateaubriand, um convênio com termo de cessão de uso temporário de obras do acervo para fazer parte da exposição. O processo foi oficializado a partir do cumprimento de um protocolo técnico, jurídico e administrativo, tendo como referência a autorização do Ministério Público do Estado da Paraíba/Promotoria de Justiça Regional do Patrimônio Público, Fundações e Terceiro Setor e do Conselho Diretor da Furne.
O diretor do museu, Chico Pereira, falou sobre a exposição Acadêmicos e Modernistas, que será exposta até o dia 30 de novembro no Museu de História da Paraíba com obras de Anitta Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Diógenes Campos Ayres, Ismael Néri, Oswaldo de Andrade, Pedro Américo, Rodolfo Amôedo e Tomás Santa Rosa.
“É um recorte da valiosa coleção do Museu de Arte Assis Chateaubriand. São peças preciosas que serão vistas, pela primeira vez, fora de seu ambiente de origem. Nela, temos uma tela de Cândido Portinari, o maior pintor do Brasil durante o século 20, ao lado de um retrato do paraibano Pedro Américo, um dos maiores pintores do século 19. Obras de um e de outro museu se irmanam como ferramentas poderosas de expressão artística, promoção da cultura e valorização do patrimônio histórico e cultural da Paraíba, incorporando-se à nascente vocação do palácio como espaço promotor das artes”, destacou Chico Pereira.
O museu abre suas portas com salas de exibição, espaços educativos, exposições, áreas de mediação cultural, salões nobres, terraço e jardins.
Programação:
03/10 - Sexta-feira (03)
Horário de funcionamento:
O Museu de História da Paraíba vai funcionar de terça a domingo, das 09h às 17h. As visitas são em horários fixos: 09h, 11h, 13h e 15h. Para escolas, grupos de turismo ou grupos acima de 15 pessoas é necessário agendar através do email: museudehistoriapb@gmail.com