Com o objetivo de fortalecer a descentralização das ações governamentais, a Defesa Civil do Piauí marcou presença na 8ª edição do Diálogos Pelo Piauí, que aconteceu em Oeiras nesta sexta, 3 de outubro. A participação do órgão é estratégica para promover o desenvolvimento regional por meio da escuta ativa da população e dos gestores locais.
Responsável por atuar na proteção e defesa da população em situações de desastres — sejam naturais ou causados por ações humanas —, a Defesa Civil integrou as atividades do evento participando das discussões sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, com foco nos sete eixos estratégicos estabelecidos pelo Governo do Estado.
“Estamos aqui para ouvir a população e os gestores municipais, contribuindo com questões relacionadas ao meio ambiente, às mudanças climáticas, além das áreas de saúde e educação, nas quais a Defesa Civil também tem atuado de forma significativa por meio de projetos e ações integradas”, destacou Francisco Wellington, coordenador de mapeamento de áreas de risco da instituição.
Um dos principais destaques da participação da Defesa Civil no evento é a promoção da educação ambiental, com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos e a prevenção de desastres nos municípios.
A escuta qualificada realizada durante o Diálogos Pelo Piauí fortalece a gestão de riscos, integra-se ao planejamento estadual e à governança pública, garantindo que os investimentos realizados estejam alinhados com estratégias de desenvolvimento sustentável e protegidos contra ameaças que possam comprometer seu êxito.