A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, prestigiou, na manhã deste sábado (4), a festa do Dia da Criança dos filhos de reeducandas da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa. Na ocasião, ela visitou as obras do berçário e de ampliação do Projeto Castelo de Bonecas, duas intervenções importantes na unidade prisional — além da implantação do sistema de combate a incêndio — e que reafirmam o compromisso do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), com a ressocialização.
A visita dos filhos às mães reeducandas ocorre todos os sábados, mas hoje foi um dia diferente: a apresentação de Dadá Venceslau, que deu vida ao palhaço Dadá, algodão doce, pipoca e pula-pula — o que não pode faltar numa festa infantil — deixaram esse reencontro ainda mais especial.
Pouco antes da festa, a primeira-dama já externava sentimento de alegria pelo momento. "Muito feliz em estar aqui, celebrando o Dia da Criança, com os filhos dessas mães reeducandas. A gestão do governador João Azevêdo acredita na recuperação das pessoas, e isso serve de estímulo para que as ações do Governo com esse propósito sejam cada vez mais fortalecidas", acrescentou Ana Maria Lins, que chegou de surpresa à festa.
"Hoje, que é dia de visita a essas mulheres privadas de liberdade, em que elas têm a oportunidade de rever os filhos e outros parentes, é um momento especial por si só, mas certamente ficou ainda mais alegre com essa comemoração. E essa unidade prisional tem motivos de sobra para comemorar, com a implantação do sistema de combate a incêndio, a produção de fraldas e a ampliação do Castelo de Bonecas, para que mais mulheres tenham oportunidade de ressocialização. É um bom investimento do Governo da Paraíba, cujo valor nem se aproxima ao de uma vida recuperada", observou, ainda, Ana Maria Lins.
A diretora da Penitenciária Júlia Maranhão, Cinthya Almeida, agradeceu a presença da primeira-dama à comemoração e ressaltou o compromisso da gestão do governador João Azevêdo com a ressocialização. "Estamos todos muito felizes com a presença da primeira-dama Ana Maria Lins, que nos fez essa grata surpresa, nessa comemoração em homenagem ao Dia da Criança, feita todos os anos. É uma demonstração clara do compromisso do governador João Azevêdo e do nosso secretário, João Alves, com a ressocialização. A Penitenciária Júlia Maranhão tem ganhado cada vez mais condições de recuperar, porque oferece dignidade às suas reeducandas. Prova disso é que daqui a pouco vamos visitar as obras de ampliação do Castelo de Bonecas, da implantação do sistema de combate a incêndio e da produção de fraldas", comentou.
Sandra (nome fictício) está na Júlia Maranhão há dez meses. Ela não escondeu a emoção pela pequena Ranielle, de cinco meses (também nome fictício) ter a oportunidade de participar da sua primeira festa das crianças. "Eu sei que ela não entende quase nada ainda, mas com certeza está sentindo toda essa alegria com essa festa. Ela mudou a minha vida, e isso me deu ainda mais vontade de mudar de vida", contou.
"Para mim, é maravilhoso participar de um momento como esse, poder arrancar gargalhadas nesse ambiente, que mesmo humanizado, não deixa de ter o seu lado triste", completou Dadá Venceslau.
Visita às obras — A primeira-dama Ana Maria Lins visitou também as intervenções que estão sendo feitas na Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão. Recursos superiores a R$ 1,5 milhão estão sendo investidos na ampliação do Castelo de Bonecas, símbolo de ressocialização do Sistema Penitenciário paraibano, e também na implantação do sistema de prevenção a incêndio e na construção do novo berçário, além da reforma da área de produção de fraldas.
A superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, destacou que as intervenções, quando concluídas, oferecerão mais dignidade às reeducandas. "Todas que estão aqui têm que entrar na sociedade ressocializadas, como cidadãs dignas. Todas as pessoas cometem erros, mas é dever do Estado oferecer as condições para que elas tenham uma segunda chance. E essas obras que estão sendo executadas pela Suplan têm justamente esse objetivo", disse.
A visita da primeira-dama à Penitenciária Júlia Maranhão foi acompanhada também pela gerente do Museu Casa de José Américo, Janete Rodriguez, que, na ocasião, assinou convênio para mais um curso de qualificação para as reeducandas — momento do qual participaram também representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.