A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi) e a Fundação Nossa Senhora da Paz, levou, nesta segunda-feira (6), a Carreta da Mamografia à comunidade Vila da Paz, em Teresina. A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa e tem como objetivo promover o acesso gratuito a exames de mamografia e ações de prevenção e cuidado integral à saúde da mulher.
Durante o dia, mulheres da região realizaram o exame de mamografia e participaram de atividades de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Também foram ofertados serviços da Defensoria Pública e do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, reforçando a integração entre políticas de saúde, cidadania e direitos das mulheres.
Para o diretor de projetos da Fundação Nossa Senhora da Paz, Rubens Portela Dantas, a ação representa um importante avanço no cuidado com a comunidade. “Essa ação é muito importante para a comunidade porque permite que as pessoas façam o monitoramento da sua saúde, especialmente neste mês da Campanha Outubro Rosa”, destacou.
A líder comunitária Célia Pérola também ressaltou o impacto da iniciativa e a importância da parceria entre Estado e comunidade. “A parceria com a Sempi foi essencial para que a carreta chegasse até as mulheres da Vila da Paz. O Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, buscando aumentar as taxas de cura, reduzir a mortalidade e incentivar hábitos saudáveis. Essa ação mostra o compromisso do Governo do Estado em facilitar o acesso ao exame e promover o autocuidado entre as mulheres”, afirmou.
A Carreta da Mamografia segue nesta terça-feira (7), na Praça das Missões, bairro Vila da Paz. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para realizar o exame, é necessário apresentar RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. A faixa etária prioritária é de 40 a 69 anos.
A ação faz parte da agenda do Outubro Rosa da Sempi, que segue com atividades em diferentes territórios do Piauí, levando informação, cuidado e serviços de cidadania às mulheres.