Diversão, alegria e inclusão marcaram esta quarta-feira, 8, no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que realizou uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças. A ideia é fazer com que o processo terapêutico se misture ao momento festivo, criando uma experiência de inclusão e convivência. Houve brinquedos infláveis, banda de forró, oficinas de arte e muitas atividades conduzidas pelos profissionais de reabilitação.
Essa foi a quarta edição do evento alusivo ao Dia das Crianças na unidade e também marca os quatro anos de funcionamento do Centro. “Todos os anos, procuramos preparar atividades que unam o aspecto lúdico com o terapêutico. Pensamos em cada detalhe para que as brincadeiras tragam alegria, mas também estimulem o desenvolvimento das crianças. As ações envolvem coordenação motora e interação social, e toda a equipe participa de forma integrada, desde a reabilitação física até a intelectual, visual e auditiva”, destacou o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CER IV, Zak Moreira.
O propósito da atividade é garantir que essas crianças participem de eventos como qualquer outra, vivenciando a alegria do Dia das Crianças com acolhimento e integração. A mãe do pequeno André, de 10 anos, Alexsandra dos Santos, aprovou o serviço não só de saúde, mas os momentos interativos que a unidade promove.
“Eu gosto muito do trabalho que é feito, só tenho a agradecer aos profissionais que tratam ele muito bem, com carinho e paciência. Sobre a ação do Dia das Crianças, achei super inteligente e necessária, ele consegue se divertir dentro dos limites dele, e ver isso me deixa muito feliz. Como mãe, fico satisfeita e grata por todo o cuidado que o CER IV tem com nossos filhos”, agradeceu Alexsandra.
Fabiana Valério da Silva Santos, mãe de Wendel Matheus, 7, contou que o filho é acompanhado há cerca de um ano e três meses e que tem percebido uma evolução constante nesse período. “As atividades do Dia das Crianças têm sido muito positivas, tanto para ele quanto para as outras famílias atendidas. Ver meu filho participando das brincadeiras, dançando e interagindo é motivo de muita alegria e orgulho para mim. Esse ano, decidi participar pela primeira vez das comemorações e tem sido uma experiência muito divertida e especial, não apenas para as crianças, mas também para nós”, ressaltou Fabiana.