Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de startups contempladas pelo programa Tecnova III Sergipe, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), promoveu o Seminário de Avaliação dos Resultados Parciais do edital da iniciativa. A chamada pública conta com a parceria do Governo Federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
As apresentações ocorreram em formato de pitch, no auditório do Complexo do Desenvolvimento Econômico, em Aracaju, onde os empreendedores expuseram suas soluções e o estágio de desenvolvimento de seus projetos. Durante os dois dias de evento, a Fundação recebeu 24 empresas de diferentes segmentos, como saúde, educação, agricultura e transformação digital.
O diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, ressaltou o papel do programa no fortalecimento da inovação no Estado. “O Tecnova é um exemplo do nosso compromisso em fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em Sergipe. Acompanhar o crescimento de tantas empresas de base tecnológica reflete o sucesso dessa iniciativa.”, salientou.
O CEO da empresa Lookinside, Hermílio Carvalho, destacou a importância do apoio promovido pela Fundação. “Nós aproveitamos o apoio da Fapitec/SE para desenvolver o nosso primeiro produto aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o AFoot, voltado à prevenção de amputações em pacientes diabéticos”, afirmou.
Já a CEO da empresa 3D Pharma, Patrícia Severino, reforçou a relevância do incentivo recebido. “Para a 3D Pharma, o apoio tem sido de extrema importância para o avanço da nossa tecnologia e a consolidação da empresa. Estamos muito felizes em sermos parceiros da Fapitec/SE e da Finep”, destacou.
“Nós estimulamos as empresas contempladas a aprimorar e investir em tecnologia, o que se reflete na melhoria de seus produtos e serviços, além da geração de empregos qualificados, a partir do desenvolvimento de projetos de alto nível tecnológico’’, evidenciou o coordenador executivo de Inovação da Fapitec/SE, Paulo Alves.
Tecnova III
O Programa Tecnova III, que conta com um investimento global superior a R$ 12 milhões, tem como propósito promover o aumento da competitividade das empresas sergipanas e da economia local. Além disso, fortalece a geração de novas oportunidades de mercado, envolvendo projetos de significativo risco tecnológico e alto potencial de inovação.