Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), acontece até sexta-feira (10), em Luziânia (GO). O encontro, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira (8), tem a presença de cerca de 800 participantes, entre estudantes e professores, jovens acompanhantes e representantes das comissões organizadoras estaduais, com o objetivo de fortalecer o protagonismo de crianças e adolescentes na construção de uma sociedade mais sustentável, inclusiva e justa.
A Bahia está sendo representada por 19 projetos selecionados durante a 5ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida no mês de setembro, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O processo reforça a participação ativa dos jovens e o protagonismo infantojuvenil na construção de soluções socioambientais.
Entre os estudantes baianos está Kimberlly Nascimento, 13 anos, do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal José Antônio dos Santos, localizada na comunidade indígena Jacunã, no município de Jaguarari. “Participar da conferência é algo muito gratificante para mim. Agradeço, primeiro a Deus, ao grupo gestor e, principalmente, ao professor Mateus por eu estar aqui realizando um projeto maravilhoso, que ajuda a termos um mundo melhor”.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre os destaques da programação estão as oficinas temáticas sobre justiça climática, territórios saudáveis e autoproteção escolar, além da leitura coletiva da Carta Compromisso, documento que sintetiza as propostas elaboradas pelos delegados e será encaminhado às autoridades dos ministérios parceiros.
COP 30
A 6ª CNIJMA também se integra à agenda preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), reforçando o papel do Brasil na promoção de uma educação ambiental voltada para a ação climática e a sustentabilidade.
Fonte
Ascom/SEC com informações da Agência Gov | Via MEC e MMA