O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) encerrou os cursos de Execução de Atividades Materiais e Acessórias em Metrologia Legal (EAMA-ML) e Formação de Agentes de Metrologia Legal, nessa quarta-feira (8), na sede do órgão, em Teresina.
A ação trouxe aulas teóricas e práticas sobre as áreas de Pré-medidos, Qualidade e Metrologia, ministradas por fiscais do órgão com mais de 30 anos de experiência no mercado. O cronograma contou com vistorias e atividades supervisionadas, envolvendo esfigmomanômetros (aparelho de pressão arterial digital automático de pulso), instrumentos de pesagem, bombas medidoras de combustível, taxímetros, mercadorias pré-embaladas, entre outros equipamentos.
De acordo com a coordenadora do curso, Áurea Sousa, 18 alunos foram aprovados. “Finalizamos mais uma formação, assegurando um serviço cada vez mais eficiente e de qualidade à sociedade. Os alunos também participaram de palestras éticas e profissionais para um bom desenvolvimento interpessoal e postura adequada junto aos consumidores e aos contribuintes”, ressaltou.
Uma das alunas foi a servidora Marina Luz. Segundo ela, com a realização do curso foi possível compreender com mais precisão sobre a área técnica metrológica, como funciona as fiscalizações em campo, além dos autos de infração.
“Foi uma ótima oportunidade de aprendizado. Gostei de fazer os ensaios de balança de pesagem, a parte de taxímetros, a fiscalização de bombas de combustíveis que requer bastante atenção do fiscal, as práticas de esfigmomanômetro e também pude observar na área de pré-medidos como as perícias são feitas de forma criteriosa”, explicou.
O diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, destacou a importância em capacitar novos colaboradores para ampliar o número de fiscalizações no Piauí.
“O grande diferencial desse curso é que nossos alunos contaram com aulas práticas e teóricas com professores altamente capacitados e competentes com mais de 30 anos de experiência no mercado. Agora, com todo esse aparelhamento técnico, nossos novos fiscais estão devidamente capacitados para ir às ruas e defender os consumidores piauienses”, finalizou.