A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) se reuniu nesta quinta-feira (9) com os comitês internos do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Coordenadoria da Juventude do Piauí (Cojuv) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O encontro teve como objetivo apresentar relatórios individuais elaborados a partir das fichas perfil preenchidas pelos servidores e servidoras dos órgãos, além de alinhar estratégias para o fortalecimento das ações voltadas à equidade dentro das instituições.
O Programa Pró-Equidade tem como propósito promover medidas de proteção às mulheres, enfrentar o racismo e todas as formas de discriminação de gênero, além de combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Durante o encontro, a coordenadora de Diversidade e Inclusão da Sempi e gestora do Programa Pró-Equidade, Ayra Dias, destacou que o levantamento das fichas tem se mostrado uma ferramenta essencial para orientar políticas e planos de ação mais assertivos dentro das instituições públicas.
“Esses documentos, construídos a partir das fichas perfil, permitem visualizar dados sensíveis e estratégicos para otimizar os planos de trabalho. Eles mostram, por exemplo, como podemos lidar com denúncias de violência, as demandas por qualificação profissional e os avanços das mulheres dentro das instituições. Temos observado um número significativo de mulheres qualificadas, muitas delas mulheres negras, ocupando cargos de liderança e ascendendo nas carreiras públicas. Esses dados nos ajudam a entender onde estão as lacunas e como podemos avançar para mitigar as desigualdades e fortalecer as ações afirmativas”, explicou Ayra Dias.
A coordenadora da Ouvidoria da Semarh, Thais Paulino, ressaltou que o momento representou uma oportunidade de fortalecer o Programa Pró-Equidade dentro da Secretaria, ampliando resultados e consolidando iniciativas. “Foi uma oportunidade de fortalecer esse programa dentro da Semarh, que tem trazido grandes avanços e resultados. Temos uma excelente programação até o final do ano para consolidar essas ações dentro da Secretaria”, afirmou.
A coordenadora de Combate à Violência da Cojuv, Eliene Costa, pontuou que o encontro foi fundamental para discutir os dados do perfil institucional e aprimorar as políticas internas. “Nós tratamos dos dados do perfil institucional, discutindo políticas e ações que realizamos aqui. Esse momento é fundamental para aprimorar o clima organizacional e fortalecer, internamente, as ações do programa dentro da Coordenadoria”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso da Sempi em articular e monitorar políticas públicas que promovam equidade de gênero, raça e diversidade nos órgãos do Governo do Estado do Piauí, garantindo um ambiente institucional mais justo, inclusivo e livre de discriminação.