O artesanato sergipano teve destaque na noite de lançamento da 5ª edição da Casacor Sergipe, aberta oficialmente na última quinta-feira, 9, no Palácio de Veraneio do Estado de Sergipe, em Aracaju. Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a parceria bem-sucedida entre o artesanato sergipano e a Casacor Sergipe foi materializada mais mais uma vez na maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo realizada em Sergipe.
Com o tema ‘Semear Sonhos’, que traz a proposta de construção de um futuro sustentável e coletivo, a edição 2025 da Casacor tem projetos para 31 ambientes, dos quais 28 possuem peças artesanais sergipanas exclusivas, em diferentes tipologias, criadas por 26 artesãs e artesãos sergipanos. Os profissionais trabalharam unidos ao elenco da Casacor para a produção dos ambientes, com o foco na valorização da história e cultura sergipanas.
Para o secretário da Seteem, Jorge Teles, a parceria do Governo do Estado é um investimento no fortalecimento do artesanato sergipano. “Nós temos uma grande parceria que se transformou em uma colaboração. Uma colaboração entre o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, a Casacor e todos os profissionais que estão, ano após ano, exibindo seu talento aqui. Nós estamos trazendo o melhor do talento que é produzido aqui, no nosso estado, e criando esse diálogo; unindo dois mundos: um mundo do artesão, da tradição, da ancestralidade e um mundo do arquiteto, do design, da decoração, agregando valor ao que o artesão produz, levando ele para todas as tendências da moda e trazendo para ele uma vitrine digna do seu trabalho”, ressaltou.
Para o casal de artesãos Kelly Alves e Luciano Félix, que trabalham com peças rústicas em madeira, ver suas peças valorizadas e em destaque é um orgulho e uma alegria. “É um momento mágico. Está sendo maravilhoso. É o nosso segundo ano, ano passado a gente veio também e este ano a gente pode mostrar coisas diferentes, porque as pessoas só conheciam o nosso trabalho com luminárias. No ano passado, a gente entrou com puxador, e neste ano, nós estamos em seis espaços. O artesanato sergipano está muito bem representado aqui por não só minhas obras, mas várias outras”, enfatizou Kelly.
“Foi maravilhoso. Desde o ano passado, quando a gente veio a primeira vez pra Casacor, saímos da nossa zona de conforto para produzir uma coisa que estava totalmente fora do nosso contexto. E de lá pra cá, a gente veio desenvolvendo, expandindo, criando novas peças. Nossa mente foi abrindo para novos horizontes e estamos aqui em vários espaços”, destacou Luciano.
Para o arquiteto Ygor Prudente, responsável pelo ambiente da sala de reuniões do Palácio, que agregou várias peças do artesanato sergipano, a parceria é uma excelente oportunidade para valorizar a cultura sergipana. “Nossa proposta foi trazer sergipanidade, por isso usamos o nome ‘Sala Serigy’. É uma oportunidade imensa. No ano passado, a gente fez um trabalho forte com a renda irlandesa. Trouxemos não só a renda, mas um pouquinho de tudo, uma proposta de imersão, de fato, na cultura e história de Sergipe”, expressou.
Já para o arquiteto Melciades Filho, responsável pela ‘Praça do Artesã’, ambiente que acolhe a Casa do Artesanato Sergipano, é muito importante dar destaque ao talento sergipano. “É um momento de valorização do nosso artesanato, entrar em contato com nossas raízes sergipanas, como é importante nos reconhecermos nessas peças de artesanato, porque elas trazem a nossa história, é representatividade, dá um sentido de casa, de raiz, do que a gente realmente é, somos um estado pequeno, mas somos muito ricos e orgulhosos da nossa história”, contou.
Casa do Artesanato Sergipano
A Casa do Artesanato Sergipano funciona como uma vitrine de destaque para a produção artesanal local, fazendo uma ponte entre a tradição e a inovação, fortalecendo o artesanato e a cultura sergipanos e mantendo vivas as raízes que unem nossa terra.
“Nós temos aqui a presença da Casa do Artesanato Sergipano com a comercialização de produtos de todo o estado, de uma maneira diferente, uma comercialização colaborativa, em que o artesão deposita sua peça, ela é comercializada e após a venda da peça, ele recebe os valores do conforto de sua casa. Assim, ele consegue focar no que realmente interessa, que é produzir mais peças, que é mostrar o talento que o sergipano produz”, explicou Jorge Teles.
A Casa do Artesanato Sergipano está funcionando na 5ª Casacor Sergipe, no Palácio de Veraneio do Estado de Sergipe, localizado na Avenida Governador Paulo Barreto de Menezes, 2240, na Farolândia, de terça a sábado, das 16h às 22h e, aos domingos e feriados, das 15h às 21h. A Casa do Artesanato Sergipano, que fica na área externa da mostra, tem entrada gratuita. Para visitar a mostra interna da Casacor, é necessário adquirir o ingresso.