O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), inicia, na próxima segunda-feira(13), as ações da Carreta da Mulher Maranhense, em Arame, Aldeia Zutwa, levando serviços de saúde e prevenção para mulheres indígenas. A iniciativa itinerante seguirá por outros territórios ao longo do mês, oferecendo exames preventivos, mamografias e orientação em saúde, além de promover diagnóstico precoce e atenção integral, mesmo em áreas remotas.
“Em 2024, a Carreta da Mulher realizou mais de 10 mil atendimentos em territórios indígenas do Maranhão, levando exames preventivos e mamografias para mulheres que, muitas vezes, não têm acesso fácil a esses serviços. Em 2025, vamos continuar essa jornada, visitando novos territórios e garantindo que a prevenção e o cuidado cheguem a cada comunidade. Nosso compromisso é com a saúde, a dignidade e o bem-estar das mulheres indígenas do nosso estado.”, explica a secretária de Estado das Mulheres, Abigail Cunha.
Ações em 2024
A ação dá continuidade ao trabalho realizado em 2024, quando a Carreta da Mulher percorreu as aldeias de Juçaral (Amarante), Morro Branco (Grajaú) e Nova Zutwa (Arame), realizando mais de 10 mil atendimentos, incluindo mamografias e exames preventivos. A iniciativa garante acesso a cuidados essenciais para mulheres que enfrentam barreiras históricas no atendimento médico.
Serviço:
O que:A Carreta da Mulher – atendimentos de saúde preventiva, mamografias e exames preventivos para mulheres indígenas
Quando:
Arame – Aldeia Nova Zutwa: 13 e 14 de outubro
Jenipapo dos Vieiras – Aldeia Castanhal: 16 e 17 de outubro
Fernando Falcão – Aldeia Escalvado: 20 e 21 de outubro
Bom Jardim – Aldeia Januária: 26 e 28 de outubro
Centro do Guilherme – Aldeia Axinguirenda: 30 e 31 de outubro
Onde:
Arame – Aldeia Nova Zutwa
Jenipapo dos Vieiras – Aldeia Castanhal
Fernando Falcão– Aldeia Escalvado
Bom Jesus– Aldeia Januária
Centro do Guilherme – Aldeia Axinguirenda