A participação de Sergipe na Abav Expo 2025 se encerrou com saldo positivo. Entre os dias 8 e 10 de outubro, o estande de 100 metros quadrados promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SE), recebeu milhares de visitantes na feira de turismo considerada uma das maiores da América Latina, realizada no Rio de Janeiro (RJ). O estado chamou a atenção do público ao divulgar as potencialidades turísticas naturais, culturais e gastronômicas, com foco no verão 2025-2026 e na alta temporada.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca que a participação sergipana nesta edição sedimenta ainda mais o posicionamento da gestão estadual na promoção e na divulgação do destino Sergipe em eventos como a Abav Expo, que teve um público de mais de 40 mil pessoas. Segundo ele, desde 2023, a Setur atua de forma constante para tornar Sergipe um dos destinos de destaque do Nordeste. “Apresentamos nossas potencialidades turísticas a milhares de agentes de viagens que visitaram nosso estande. Eles se surpreenderam positivamente com nossa gastronomia, nossa cultura e, em especial, nossas belezas naturais, que são os grandes atrativos para o verão e a alta temporada”, declara.
Único governador a comparecer ao evento, o governador Fábio Mitidieri reforçou o compromisso com o turismo na exposição. Ele participou de reuniões com as companhias aéreas Gol, Azul e Latam, com executivos da CVC Corp, uma das maiores operadoras de turismo do Brasil, e com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.
“Apresentamos os nossos resultados e pleiteamos mais voos e parcerias com Sergipe. Mostramos o nosso destino e as promoções do nosso destino, para que a gente pudesse continuar divulgando e fazendo ações que levem, cada vez mais, Sergipe para o mundo e o mundo para Sergipe. Por isso, nossa presença reforça o compromisso em fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico, ampliando a visibilidade do destino Sergipe no cenário nacional”, afirma.
O diretor-presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, também reforça que a participação de Sergipe na Abav Expo 2025 foi positiva. “Tivemos a oportunidade de mostrar um estado que cresce, que se moderniza e que acredita no turismo como motor de desenvolvimento. Foram dias de muita troca de experiências e de novos contatos que fortalecem a presença de Sergipe no cenário nacional”, analisa.
Diversidade de atrativos
Além de divulgar praias e rios, que são os cenários consolidados no estado, a Setur evidenciou eventos como o Pré-Caju e Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), ambos em novembro; a Vila do Natal Iluminado e o Réveillon em dezembro; e o Verão Sergipe nos meses de janeiro e fevereiro de 2026. Esses são eventos que movimentam o calendário sergipano na alta temporada e que são responsáveis por atrair grande número de turistas para o estado.
Com o intuito de divulgar as diversas potencialidades turísticas do interior do estado, a Setur contou ainda com a presença de representantes das secretarias municipais do Turismo de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Canindé de São Francisco, Campo do Brito, Lagarto, Frei Paulo, Estância, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, reforçando a integração e o fortalecimento regional do turismo.
No estande, aconteceram inúmeras ativações para a promoção e a divulgação do destino Sergipe. Da apresentação do renomado artista plástico Tintiliano produzindo in loco obras à degustação de iguarias sergipanas, como o amendoim cozido, que é Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, castanha de caju, produtos derivados da mangaba, licores, gin e cachaças artesanais produzidas no estado, assim como produtos oferecidos com o apoio do Grupo Maratá.
No espaço dedicado ao estado, uma vitrine no balcão principal expôs a diversidade do artesanato sergipano. À mostra, estavam produtos de alguns dos mais talentosos artesãos do estado: peças em crochê de Tânia Aguiar, de Nossa Senhora do Socorro, e de Martha Menezes, de São Cristóvão; louça morena assinada por Nem da Poxica, de Itabaianinha; renda irlandesa das rendeiras de Divina Pastora (da Asdrin e da Asderen); macramê produzida por Deise Oliveira, de Estância; peças em palha ouricuri das artesãs do Povoado Alagamar, em Pirambu; artefatos em palha taboa das artesãs do Povoado Tigre, em Pacatuba; objetos em cerâmica, de Bianca, de Aracaju, e esculturas em madeira de Wilson Bahia, de São Cristóvão, e de Pinto Santeiro, Véio e Alisson, esses da capital sergipana.
Capacitações e reuniões
A secretária executiva da Setur, Daniela Mesquita, por sua vez, ressaltou a importância das capacitações para cerca de 200 agentes de viagens, realizadas in loco durante os três dias do evento. Além disso, ela também salientou as inúmeras reuniões com grandes operadoras de turismo e companhias aéreas, inclusive com a presença do governador Fábio Mitidieri. “Estamos reforçando a promoção do estado e discutindo avanços na conectividade aérea”, resume a secretária.
Daniela Mesquita explica que, durante os três dias, foram realizadas conversas com representantes das operadoras Orinter, CVC, BWT, Beefly, NewIt, Cativa, Mondiale, Frt, Azul Viagens e Decolar, e das companhias áreas Gol, Latam e Azul, além do diálogo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Estreitamos o relacionamento com as empresas e ainda garantimos boas novidades que vão fomentar ainda mais o nosso turismo. A ideia é fazer Sergipe se destacar ainda mais e se consolidar como primeira opção de destino no Nordeste”, explica a secretária executiva.
A gerente-executiva de Produto em Destino da operadora Decolar, Renata Bufarat, por exemplo, detalha que, durante a reunião, foi destacada a crescente visibilidade do destino Sergipe no cenário turístico nacional. Ela conta que, desde 2023, o Governo do Estado tem realizado investimentos estratégicos na promoção do turismo, e que a parceria com a Decolar tem sido essencial nesse processo. Segundo ela, a venda de pacotes turísticos foi apontada como um dos grandes diferenciais da parceria.
Além disso, Renata aponta que esse modelo proporciona maior permanência dos visitantes no estado, eleva o consumo e beneficia diretamente a economia local. Ela comenta também que o fortalecimento da malha aérea e a valorização da hotelaria regional contribuíram para o desempenho positivo. “Houve um grande investimento de Sergipe junto à Decolar. Apostamos juntos, e os números mostram que escolhemos a ferramenta certa. O trabalho conjunto com o Estado tem gerado resultados expressivos. E a expectativa é que a trajetória de crescimento continue nos próximos anos, consolidando Sergipe como um dos destinos turísticos mais promissores do país”, afirmou Renata.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, a participação do estado na Abav Expo reforça a importância do trabalho integrado entre o setor público e a iniciativa privada. “A presença do estado em um evento desse porte fortalece a hotelaria, amplia as oportunidades de negócios e consolida Sergipe como um destino cada vez mais competitivo no turismo nacional”, avalia.
Elogios
A agente de viagens Carla Rodriguez, da agência Um Tour Garantido, do Rio de Janeiro, conhece Sergipe e, ao visitar o estande, relembrou com entusiasmo as experiências vividas no destino. “Eis que me deparo com esse estande encantador, que mostra o povo acolhedor, a gastronomia única, a natureza deslumbrante e os equipamentos turísticos de qualidade. A Orla da Atalaia? Um charme só! Que saudade do forrozinho gostoso e das praias maravilhosas que conheci por lá. Quem ainda não conhece Sergipe, está perdendo. É preciso viver essa experiência inesquecível”, recomendou.
Ao visitar o estande de Sergipe na Abav, o influenciador digital e criador de conteúdo de viagens Lucas Ranfer também compartilhou a experiência turística dele pelo estado. Em 2023, ele esteve em Aracaju e em outras regiões de Sergipe, vivenciando de perto a cultura, a gastronomia e a natureza locais.
“Comi bastante caranguejo, conheci vários pontos turísticos incríveis em Aracaju e também fiz um passeio inesquecível pelo Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco”, conta Lucas, que ressalta a boa energia dos atrativos do estado e recomenda o destino para todos que desejam explorar novas experiências no Brasil. O influenciador também fez elogios ao estande sergipano na Abav. “Está bem legal. Aqui, foi possível conhecer um pouco mais sobre as belezas de Sergipe e tudo o que o estado tem a oferecer para o nosso turismo”, avalia.