Sábado, 11 de Outubro de 2025
22°C 29°C
Maceió, AL
Publicidade

“Encontro de Mulheres do Agro” debate sobre o tema “Empreendedorismo que Inspira” durante a 1ª Expo Paulista

“Mulheres do Agro - Empreendedorismo que Inspira” foi o tema principal do projeto “Encontro de Mulheres do Agro” realizado na noite dessa sexta-fei...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Paraíba
11/10/2025 às 16h15
“Encontro de Mulheres do Agro” debate sobre o tema “Empreendedorismo que Inspira” durante a 1ª Expo Paulista
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

“Mulheres do Agro - Empreendedorismo que Inspira” foi o tema principal do projeto “Encontro de Mulheres do Agro” realizado na noite dessa sexta-feira (10), durante a programação da 1ª Expo Paulista, no Sertão paraibano. O evento é uma realização da Prefeitura de Paulista com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), além do Sebrae-PB e da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco).

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, o “Encontro de Mulheres do Agro” é um “espaço para que sejam debatidos temas relacionados à luta das mulheres, procurando destacar o trabalho e a presença da mulher no agro”. Ele acrescentou que o projeto utiliza o ambiente das feiras e exposições do agro para que as mulheres tenham o seu protagonismo reconhecido no meio rural.

A etapa do projeto “Encontro de Mulheres do Agro” em Paulista foi mediada por Leilane Vieira, do Sebrae no município de Pombal. Ela destacou a importância do projeto como espaço de construção de uma sociedade mais justa. “São exemplos e histórias de mulheres que inspiram outras a lutar pelo seu crescimento”, comentou.

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do “Encontro de Mulheres do Agro”, Márcia Dornelles, iniciou explicando a proposta do projeto e ressaltou o respaldo do secretário Joaquim Hugo Vieira para a sua implantação. Em seguida, ela fez um breve relato sobre sua trajetória de vida e suas lutas. Outro ponto da apresentação dela foi uma explanação sobre direitos históricos obtidos pelas mulheres no Brasil por meio de leis e citou a importância do exemplo e luta de personagens como Nísia Floresta, Margarida Maria Alves e Dandara, entre outras, para a conquista de direitos das mulheres. “As conquistas das mulheres vieram à base de muita luta e foi preciso que fossem garantidas através de lei. O que queremos é igualdade e respeito, como todo ser humano merece”, observou.

A representante da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Joyce Borges, destacou a importância de políticas públicas e ações práticas como o projeto “Encontro de Mulheres do Agro”. “A gente sabe o trabalho que a mulher faz e que fica na invisibilidade. A gente precisa mudar isso e espaços como estes contribuem para que a mulher seja vista”, ressaltou. Ela também lembrou que um ponto específico que precisa ser combatido é a violência contra a mulher e citou que foram 740 feminicídios no Brasil de janeiro a junho deste ano, além de 34 mil estupros de meninas e mulheres.

Com relação ao empreendedorismo, Maria de Fátima Linha, produtora rural, fez um relato da sua trajetória como empreendedora após perder o marido assassinado. Ela contou que, por falta de interesse, desconhecia o funcionamento da propriedade e, por necessidade, ao ficar viúva com três filhos, desistiu da ideia de vender a fazenda e decidiu assumir o seu funcionamento.

O caminho foi duro e difícil, mas ela afirmou que buscou se capacitar, encontrou apoio em parceiros como o Sebrae-PB e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB) e viu sua produção crescer ingressando no projeto Fazenda Eficiente do Sebrae-PB e adotando a metodologia “Balde Cheio” da Embrapa. Ela identificou que a escassez de água era a maior dificuldade e resolveu o problema construindo uma barragem subterrânea que atualmente abastece toda a comunidade. “Graças aos parceiros decidi aprender e consegui desenvolver a produção da fazenda”, disse, completando que a propriedade hoje é administrada pelos filhos.

Já a empreendedora Maria da Paz é gerente financeira da Cooperativa Fonte de Sabor, da cidade de Pombal, que produz polpa de fruta. Filha de mãe solo, ela cresceu vendo o exemplo de mulher de fibra dentro de casa. Em meio às dificuldades, surgiu a cooperativa que inicialmente tinha quatro mulheres. O projeto cresceu, atraiu mais mulheres e também os homens.

Capacitação, organização, protagonismo feminino. Maria da Paz contou que participar da cooperativa para as mulheres “vai além do lado econômico, tem a autoestima”. E o trabalho e o tempo mostraram que a Fonte de Sabor representou ações sociais como o combate à violência, a sucessão da mão-de-obra do campo. Sobre o futuro, ela ressaltou a capacitação das novas gerações para a criação de um departamento de exportação. “Queremos passar a exportar e estamos capacitando os jovens para que na próxima eleição para a direção da cooperativa toda a diretoria seja formada por jovens, para garantir a continuidade”, enfatizou.

Outra participante do “Encontro de Mulheres do Agro” em Paulista foi a coordenadora municipal de Apoio à Mulher, Kaline Dantas. Ela apresentou o desafio de dotar o município de um órgão atuante com políticas públicas para as mulheres. Ela citou os projetos desenvolvidos ao longo de apenas nove meses de gestão municipal, com campanhas de prevenção à violência e o abuso sexual, além de iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico das empreendedoras da cidade.

A primeira-dama de Paulista, Brenda Suassuna, reforçou a necessidade de se criar e manter políticas públicas voltadas às mulheres. Ela citou ações de capacitação profissional com a realização de cursos e, também, iniciativas voltadas à prevenção e o combate à violência contra as mulheres.

O "Encontro de Mulheres do Agro" durante a 1ª Expo Paulista também contou com a presença da segunda-dama do município, Helena Almeida, e da vereadora do município de Prata Aparecida Nóbrega.

Expo Paulista - A 1ª Expo Paulista começou na quinta-feira (9) e prossegue até este domingo (12). Realizado pela Prefeitura Municipal com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), o evento conta com exposição de bovinos, ovinos e caprinos, tem um setor de stand com mostra de produtos variados, um espaço especial para as crianças com parque de diversões. A programação conta com várias palestras e também ocorrem várias apresentações de shows culturais ao longo do dia.

A programação do domingo (12), último dia da 1ª Expo Paulista, contará com o Painel Empreendedor: Histórias Locais de Sucesso, apresentações de repentistas, as premiações do Torneio Leiteiro e do Concurso de Produtos Lácteos Artesanais e o tradicional banho de leite. Haverá, ainda, uma programação especial do Dia das Crianças das 17h às 19h. A solenidade de encerramento será às 19h.

A 1ª Expo Paulista é uma realização da Prefeitura Municipal com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB. O evento também conta com parcerias do Sebrae-PB e da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco).

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.