Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estiveram reunidos na última segunda-feira, 13, para dialogar sobre as devolutivas de avaliações diagnóstica e formativa realizadas em 197 escolas da rede pública estadual de ensino de Sergipe, com participação de mais de 19 mil alunos. O encontro aconteceu no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, em Aracaju, e o objetivo é alinhar estratégias de melhoria dos índices na perspectiva do enfrentamento à evasão, repetência e qualidade do ensino-aprendizagem.
Além das avaliações, também foram discutidos uma linha de tempo de conteúdo as formações para gestores escolares e professores de Língua Portuguesa e Matemática da 3º série do Ensino Médio e material complementar. Outra pauta importante foi acompanhamento dos articuladores com foco para recomposição e engajamento no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, esteve acompanhado do secretário executivo, Marcel Resende, e do superintendente da Educação, Edson Costa, e destacou o que já vem sendo consolidado na rede, a exemplo do Prêmio Educação Nota 10, concedido a escolas e professores que se destacam no processo ensino-aprendizagem, além dos avanços educacionais. “Estamos próximos de três grandes avaliações: o Saeb, o Saese e o Enem, e Sergipe está mobilizado para realizá-las de forma tranquila. Sabemos o quanto são importantes essas avaliações, até por gerarem índices importantes para as políticas educacionais”, destacou.
Estiveram na reunião o diretor do Departamento de Educação da Seed, Genaldo Freitas; a diretora de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães; a diretora do Departamento de Inspeção Escolar, Maryvan Silveira; a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceav), Joniely Cruz, além de técnicos da Assessoria de Informática da Seed. Já a FGV foi representada pelos técnicos Dênio Menezes da Silva, Mariana Holanda, Tito Ribeiro e Denise Pereira.