Quarta, 15 de Outubro de 2025
20°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Crianças de abrigos visitam a Vila da Criança em ação de diversão e socialização

Atividade promovida pelo Governo de Sergipe reforça o direito ao lazer e o cuidado com o desenvolvimento emocional das crianças acolhidas

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
15/10/2025 às 18h44
Crianças de abrigos visitam a Vila da Criança em ação de diversão e socialização
Ação demonstra o compromisso do governo com o cuidado integral das crianças acolhidas / Fotos: Ascom/Seasic

O Governo de Sergipe promoveu momentos de brincadeiras, convivência e descobertas para crianças e adolescentes de abrigos do estado, que visitaram a Vila da Criança, em Aracaju. Na última terça-feira, 14, o local recebeu acolhidos do Abrigo Municipal de Nossa Senhora das Dores e no último dia 7 a visita foi feita pelas crianças dos abrigos estaduais de Carmópolis e Frei Paulo, que são equipamentos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). 

Continua após a publicidade
Anúncio

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou o compromisso do governo com o cuidado integral das crianças acolhidas. “Cada ação que realizamos tem como foco garantir o direito de crescer com dignidade, segurança e afeto. Ver essas crianças sorrindo e se sentindo parte de algo maior é o que dá sentido ao nosso trabalho. A Vila da Criança é um espaço de alegria, mas também de inclusão, aprendizado e acolhimento”, destacou.

A iniciativa faz parte das ações de fortalecimento do cuidado, do acolhimento e do direito ao brincar, princípios fundamentais na política de proteção social desenvolvida pela Seasic. Para a  psicóloga Mirela Vasconcelos, da Casa de Acolhimento Municipal de Nossa Senhora das Dores, no médio sertão do estado, momentos como esse são essenciais para o bem-estar das crianças. “Trouxemos 14 crianças para essa vivência e foi incrível ver a alegria delas. Esses momentos de lazer são fundamentais para o psicológico e o social das crianças. Quanto mais oportunidades elas tiverem de brincar e conviver, mais fortalecidas estarão”, afirmou.

Coordenadora do Abrigo Estadual de Carmópolis, no baixo São Francisco, Vládia Andrade celebrou a diversão promovida para as crianças. “Esse foi um grande dia para elas. É um momento de alegria, de lazer e de descontração. Ver a felicidade estampada no rosto de cada uma é algo que não tem preço”, salientou.

A coordenadora do Abrigo Estadual de Frei Paulo, no agreste central, Jéssica Valadares, também reforçou que a experiência contribui de forma significativa para o desenvolvimento social e emocional dos acolhidos. “É muito importante viver experiências como essa aqui na Vila da Criança. São momentos que ficam marcados na vida deles e que ajudam a garantir o direito ao lazer e ao brincar. Agradeço à secretária Érica Mitidieri por essa sensibilidade em promover atividades tão significativas para nossas crianças e adolescentes”, frisou.

De acordo com a diretora de Atenção Integral à Primeira Infância da Seasic, Helga Muller, as visitas à Vila da Criança fortalecem aspectos fundamentais do desenvolvimento humano. “Esses momentos ajudam as crianças a trabalharem a socialização, a convivência e a criação de memórias afetivas. A Primeira Infância é o período em que se forma o fortalecimento emocional que acompanhará o indivíduo até a vida adulta. Por isso, proporcionar experiências positivas é essencial”, explicou.

Psicóloga Mirela Vasconcelos, da Casa de Acolhimento Municipal de Nossa Senhora das Dores
Psicóloga Mirela Vasconcelos, da Casa de Acolhimento Municipal de Nossa Senhora das Dores
Coordenadora do Abrigo Estadual de Carmópolis, Vládia Andrade
Coordenadora do Abrigo Estadual de Carmópolis, Vládia Andrade
Coordenadora do Abrigo Estadual de Frei Paulo, no agreste central, Jéssica Valadares
Coordenadora do Abrigo Estadual de Frei Paulo, no agreste central, Jéssica Valadares
Diretora de Atenção Integral à Primeira Infância da Seasic, Helga Muller
Diretora de Atenção Integral à Primeira Infância da Seasic, Helga Muller
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.