O Governo de Sergipe promoveu momentos de brincadeiras, convivência e descobertas para crianças e adolescentes de abrigos do estado, que visitaram a Vila da Criança, em Aracaju. Na última terça-feira, 14, o local recebeu acolhidos do Abrigo Municipal de Nossa Senhora das Dores e no último dia 7 a visita foi feita pelas crianças dos abrigos estaduais de Carmópolis e Frei Paulo, que são equipamentos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic).
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou o compromisso do governo com o cuidado integral das crianças acolhidas. “Cada ação que realizamos tem como foco garantir o direito de crescer com dignidade, segurança e afeto. Ver essas crianças sorrindo e se sentindo parte de algo maior é o que dá sentido ao nosso trabalho. A Vila da Criança é um espaço de alegria, mas também de inclusão, aprendizado e acolhimento”, destacou.
A iniciativa faz parte das ações de fortalecimento do cuidado, do acolhimento e do direito ao brincar, princípios fundamentais na política de proteção social desenvolvida pela Seasic. Para a psicóloga Mirela Vasconcelos, da Casa de Acolhimento Municipal de Nossa Senhora das Dores, no médio sertão do estado, momentos como esse são essenciais para o bem-estar das crianças. “Trouxemos 14 crianças para essa vivência e foi incrível ver a alegria delas. Esses momentos de lazer são fundamentais para o psicológico e o social das crianças. Quanto mais oportunidades elas tiverem de brincar e conviver, mais fortalecidas estarão”, afirmou.
Coordenadora do Abrigo Estadual de Carmópolis, no baixo São Francisco, Vládia Andrade celebrou a diversão promovida para as crianças. “Esse foi um grande dia para elas. É um momento de alegria, de lazer e de descontração. Ver a felicidade estampada no rosto de cada uma é algo que não tem preço”, salientou.
A coordenadora do Abrigo Estadual de Frei Paulo, no agreste central, Jéssica Valadares, também reforçou que a experiência contribui de forma significativa para o desenvolvimento social e emocional dos acolhidos. “É muito importante viver experiências como essa aqui na Vila da Criança. São momentos que ficam marcados na vida deles e que ajudam a garantir o direito ao lazer e ao brincar. Agradeço à secretária Érica Mitidieri por essa sensibilidade em promover atividades tão significativas para nossas crianças e adolescentes”, frisou.
De acordo com a diretora de Atenção Integral à Primeira Infância da Seasic, Helga Muller, as visitas à Vila da Criança fortalecem aspectos fundamentais do desenvolvimento humano. “Esses momentos ajudam as crianças a trabalharem a socialização, a convivência e a criação de memórias afetivas. A Primeira Infância é o período em que se forma o fortalecimento emocional que acompanhará o indivíduo até a vida adulta. Por isso, proporcionar experiências positivas é essencial”, explicou.