Dois estudantes da ECIT Alfredo Pessoa de Lima, da cidade de Solânea, conquistaram medalhas na 2ª edição da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO). O medalhista de prata, Isaac Martins e a medalhista de bronze, Emanuelle Vicente junto ao professor Rafael Leal participaram da cerimônia de premiação nos dias 10 e 11 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP).
A Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO) é um evento gratuito e inédito no Brasil, dedicado a promover o conhecimento, popularizar e divulgar o campo da nanociência e os avanços da nanotecnologia. O intuito é despertar a curiosidade científica e tecnológica e estimular o interesse dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Para conquistar as medalhas, os estudantes passaram por uma prova online na Categoria 2, que corresponde ao Ensino Médio. As questões da prova tiveram seu conteúdo baseado nas disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática. Antes do teste, os estudantes assistiram a aulas preparatórias, fizeram simulados e receberam NanoBOOKS que são pequenos livros com tópicos resumidos de nanociência e nanotecnologia.
“Por ser uma escola do sistema integral, buscamos incentivar práticas pedagógicas inovadoras que conectem a aprendizagem com as necessidades contemporâneas, com o foco mais acentuado em projetos interdisciplinares e metodologias ativas. Nesse cenário desafiador, a nanociência e a nanotecnologia surgem como uma oportunidade única para despertar a curiosidade científica nos estudantes, integrar áreas do conhecimento e com isso promover o protagonismo estudantil”, disse o professor.
Do que se trata: Nanociência e nanotecnologia tratam do estudo, manipulação e aplicação de partículas e estruturas que estão na escala nanométrica, envolvendo física, química, biologia e outras disciplinas. A aplicação desse conhecimento serve para criar e manipular estruturas, dispositivos e sistemas em escala nanométrica e ajuda a desenvolver materiais e tecnologias com novas funcionalidades para aplicações industriais e comerciais.
A Olimpíada Nacional de Nanotecnologia é uma iniciativa de um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a coordenação do professor doutor Delmárcio Gomes da Silva.