O Centro de Terapias Integradas do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) recebeu na manhã desta quinta-feira, 16, o Projeto Anjos Azuis, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), para apresentação da peça ‘Larga o celular e vem brincar!’, utilizando o recurso lúdico de teatro de fantoches. A ação teve como tema o uso consciente de telas e levou informação, diversão e aprendizado às crianças e famílias atendidas pela unidade.
O Centro de Terapias Integradas do Ipesaúde oferece atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes neurodivergentes, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com faixa etária de até 13 anos e 11 meses. Com o objetivo de alertar os pequenos e responsáveis sobre os impactos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, a coordenação da unidade convidou o projeto para levar a mensagem de forma educativa e lúdica.
“A ação dos ‘Anjos Azuis’ foi muito importante para orientar as famílias sobre a utilização das telas. Nos dias atuais, o uso excessivo está trazendo alguns prejuízos para as crianças”, destaca a coordenadora do Centro de Terapias do Ipesaúde, Márcia Fonseca.
De acordo com ela, o convite feito ao projeto reflete o compromisso da instituição com a união de acolhimento, orientação e prevenção no cuidado com seus beneficiários. “Entramos em contato com o projeto e pedimos para se apresentar aqui para trazer um pouquinho desse tema tão importante para nossas crianças. É um momento de proporcionarmos um pouquinho de orientação de forma educativa”, frisa.
Além das crianças, os pais e responsáveis também participaram do momento, que trouxe reflexões sobre os hábitos digitais dentro de casa. “Gostei da ação porque é um incentivo para as crianças deixarem um pouco o celular de lado e interagir mais com brincadeiras de criança. Isso incentiva as crianças”, afirmou Angélica Araújo, mãe da beneficiária Lara.
Mãe do beneficiário Cauan Menezes, Rosana Menezes também disse avaliar a apresentação como uma ferramenta para estimular mudança de hábitos entre o público infantil. “Vi a palestra do teatro e foi muito bom, interessante, até mesmo para as crianças verem como é importante deixar um pouco o celular de lado e brincar, obedecer a mamãe quando a mamãe chamar. O teatro também mostrou a elas que, quando a mãe chamar para ir fazer as refeições, é para largar o telefone um pouco. Então, foi muito bom e divertido não só para as crianças, mas para nós pais também. Rimos bastante. Foi maravilhoso”, relatou Rosana Menezes.
O Projeto Anjos Azuis existe há 12 anos e atua com o teatro como ferramenta educativa, busca aproximar a Guarda Municipal das crianças, reforçando valores de convivência e cidadania, além de estimular a empatia, incentivar a brincadeira e ativar a psicomotricidade entre o público-alvo da ação.
“Nosso projeto trabalha com o universo infantil para aproximar as crianças da Guarda Municipal de uma forma lúdica, através de temas como bullying, inclusão social e, hoje, aqui no Centro, trabalhamos a peça ‘Largo Celular e Vem Brincar’ para falar sobre o cuidado com o excesso de tela das nossas crianças”, explicou o representante da GMA, Kauan Felizola.