A Secretaria de Estado da Educação (Seed) amplia o acesso ao ensino de línguas estrangeiras por meio do Centro Estadual de Idiomas (CEI). O programa oferece 31 turmas presenciais e online, atendendo a 632 alunos em diferentes regiões do estado. Com cursos gratuitos de inglês, espanhol, francês e Libras, o CEI se consolida como uma das principais ações da Seed para ampliar oportunidades educacionais e fortalecer as competências linguísticas dos estudantes.
Criado com o objetivo de promover o ensino de línguas e ampliar as possibilidades de comunicação entre os estudantes, o Centro Estadual de Idiomas contribui de forma direta para o fortalecimento da aprendizagem e para a inserção dos jovens em diferentes contextos acadêmicos, culturais e profissionais. Além disso, a iniciativa integra as políticas educacionais da Seed voltadas à valorização da educação pública e à oferta de uma formação estudantil cada vez mais completa, estimulando o domínio de novos idiomas como ferramentas de inclusão, cidadania e transformação social.
Atualmente, as turmas são distribuídas entre a sede em Aracaju e os polos nos municípios de Estância, Lagarto, Itabaiana, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Propriá, Gararu, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora da Glória. As aulas são dinâmicas e interativas, estimulando a comunicação, a compreensão e a fluência oral e escrita, além de promoverem a imersão linguística e cultural. Reconhecido como referência no ensino de idiomas da rede pública estadual de ensino, o CEI fortalece a formação integral dos estudantes e amplia suas competências linguísticas em todo o estado.
“O CEI é um marco para a educação de Sergipe. O aprendizado de uma segunda língua nos dias atuais, para além da conquista ao instruir-se na fala de outro idioma com que o aluno se identifica, é de suma importância para ampliar as possibilidades de ascensão a carreiras de melhor colocação no mercado, ampliar o repertório cultural e vislumbrar possibilidades infinitas dentro e fora do Brasil”, afirma o diretor da instituição, Waldinei Santos.
De acordo com a aluna Silvia Helena, aprendiz de inglês no Centro, o estudo de uma nova língua abriu portas para uma nova fase em sua vida. “O CEI foi uma excelente oportunidade, principalmente para mim que estou em fase de aposentadoria e pensava que não teria mais nada para fazer. Sempre gostei de idiomas e no CEI tenho oportunidade de conhecer e me conectar com novas pessoas. Gosto muito da metodologia, com uma abordagem interativa, professores excelentes que respeitam nosso ritmo de aprendizagem. Para mim, está sendo uma experiência incrível, aos 60 anos de idade, poder realizar meu sonho de aprender inglês”, compartilha a estudante.
Para o aluno de espanhol do CEI Rafael da Cruz Rocha, a experiência tem sido positiva desde o início. “A recepção e as pessoas que estão lá sempre me acolheram da melhor forma. Os professores são maravilhosos, sempre tentam me ajudar, mesmo que não seja a área de ensino deles. O esforço entre os alunos e professores é incrivelmente motivador. Eu me sinto como se estivesse em casa com minha família”, expressa Rafael.
CEI
Criado em 2024 pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Centro Estadual de Idiomas (CEI) promove a imersão linguística e cultural, fortalecendo a cidadania global de estudantes e professores da rede pública.
O CEI oferece cursos de inglês, espanhol, francês e Libras, nas modalidades presencial e remota, atuando, também, em conjunto com o programa Sergipe no Mundo, que proporciona experiências de intercâmbio cultural e acadêmico em cinco países.
O Centro funciona em dez polos, com sede no prédio da Aliança Francesa, em Aracaju, e unidades nas nove diretorias regionais de educação. Segundo a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, o CEI representa um marco na educação de Sergipe, ampliando oportunidades de aprendizado e consolidando a política de ensino de uma segunda língua na rede pública.