Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, que transcorre nesse dia 16 de outubro, as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano(Sedh), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB) e a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CAISAN-PB), Secretarias Estaduais de Saúde, Agricultura, Empaer, órgãos públicos estadual e federal, movimentos sociais organizados, realizaram, na manhã desta quinta-feira, (16), no Parque Solon de Lucena(Lagoa), ato com o tema: “O direito à alimentação para um futuro e uma vida melhores”.
O evento integra a Semana da Alimentação, e a marca o fato de o país ter saído do mapa da fome. A programação teve início no último dia 2, na cidade de Esperança com a Festa da Colheita. Na terça-feira, (14), foi realizado o 1º Fórum de Segurança Alimentar, organizado pelo CONSEA-João Pessoa. E o município de Mari, sedia a Conferência Territorial da Zona da Mata Norte.
Nesta quinta-feira, na cidade de Campina Grande, aconteceu a Feira Regional Agroecológica, que foi realizada na Praça do Coreto, no bairro do Catolé. A semana será encerrada no próximo dia 18, na Comunidade São Geraldo, no bairro do Rangel, em João Pessoa.
A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional(DSAN) da Sedh, Luciana Leal, ressaltou a importância do Dia da Alimentação, “levando em consideração que a alimentação é a base de tudo, para que a pessoa tenha uma vida digna, uma vida saudável. Não é a apenas pelo ato de se alimentar, e sim uma rede integrativa de ações. Se alimentar, se vacinar, uma boa hidratação, uma alimentação saudável e de qualidade, e em quantidade suficiente para que a pessoa se desenvolva em todos os âmbitos. Estamos promovendo essa ação, mostrando as pessoas essa rede de cuidado que a Secretaria, junto com a CAISAN, CONSEA-PB e outras secretarias em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação”.
O presidente do CONSEA-PB, Ari França destacou o que representa celebrar o Dia da Alimentação, “estamos celebrando, festejando, por ter o Brasil saído do Mapa da Fome pela segunda vez, especialmente pela política do Governo Federal, articulada com o Governo do Estado, com municípios, especialmente com a sociedade organizada. Tiramos uma grande quantidade de mais de 33 milhões de pessoas que estavam passando fome. E agora, o nosso desafio maior, com as Políticas Públicas, com o engajamento de todos esses segmentos no Sistema de Segurança Alimentar, coordenada aqui pela Secretaria de Desenvolvimento Humano, que é a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar. Aqui, além da distribuição de alimentos, teremos outras atividades, com a participação da Secretaria de Saúde, através do Hemocentro, com coleta de sangue, vacinação”.
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação foi criado em 1981, data marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância dos alimentos e despertar atenção do mundo para a garantia da segurança alimentar e nutricional que envolve o direito a uma alimentação saudável, acessível e de qualidade.
O CONSEA, por meio das organizações e movimentos sociais, celebra a saída do Brasil do Mapa da Fome e a redução de 53 mil domicílios que deixaram de enfrentar algum grau de insegurança alimentar na Paraíba entre 2023 e 2024, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE.
O evento serve como um incentivo a gestores, gestoras e à sociedade em geral, para que a fome não seja naturalizada e para que seja globalmente erradicada, a partir de esforços coletivos dos governos e da sociedade civil, garantindo a todas as pessoas o acesso à soberania alimentar, à segurança nutricional e à comida de qualidade.