Sábado, 18 de Outubro de 2025
23°C 26°C
Maceió, AL
Publicidade

Programação da 11ª Festa da Mandioca em Puxinanã tem exposição de animais, artesanato, desfile ecológico e palestras

A programação da 11ª Festa da Mandioca de Puxinanã, município localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, que inclui a 1ª Exposição de Ov...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Paraíba
18/10/2025 às 12h10
Programação da 11ª Festa da Mandioca em Puxinanã tem exposição de animais, artesanato, desfile ecológico e palestras
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A programação da 11ª Festa da Mandioca de Puxinanã, município localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, que inclui a 1ª Exposição de Ovinos e Caprinos do Município, prossegue até este domingo (19). O evento conta com mostra de produtos artesanais e animais, desfile ecológico e palestras como a feita nessa sexta-feira (17), pela segunda-dama do estado, Camila Mariz, sobre o programa “Antes que Aconteça”.

Continua após a publicidade
Anúncio

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, afirmou que a Festa da Mandioca de Puxinanã é um exemplo da importância das feiras e exposições para o agronegócio e a economia das diversas regiões paraibanas. “As feiras e exposições são momentos que funcionam como vitrines para o produtor, que fortalecem a economia e, também, permitem a troca de experiências e conhecimentos através das palestras, oficinas e minicursos e o desenvolvimento cultural”, ressaltou.

A prefeita de Puxinanã, Eleuza de Oliveira, destacou que houve um resgate do evento. “O evento é totalmente voltado para o agricultor. O objetivo é fomentar a economia local e nós trouxemos de volta a questão das palestras, da assistência técnica, do direcionamento para o financiamento, da distribuição da maniva (a folha da mandioca)”. Ela acrescentou que “atrelado ao melhoramento do cultivo da mandioca a gente traz o artesanato, a gastronomia”. E destacou a participação com stands de cinco municípios vizinhos (Areial, São Sebastião da Lagoa de Roça, Lagoa de Roça, Montadas e Lagoa Seca) que fazem parte do Circuito da Mandioca, por possuírem a maior produtividade do alimento. “Os municípios se organizaram e trouxeram seus produtos”.

A gestora salientou a importância dos parceiros para a realização da Festa da Mandioca de Puxinanã. “Nós fomos agraciados com a parceria do Governo do Estado, na pessoa do governador João Azevêdo, de Lucas Ribeiro, do secretário Joaquim Hugo, que nos deu total apoio. Essa estrutura aqui tem tudo a ver com esse apoio”, disse. Eu digo que “este evento aqui é uma vitrine e espero que o fruto perdure e a gente possa fazer o melhor e dar autonomia ao povo do município”.

Para os produtores rurais e artesãos a 11ª Festa da Mandioca é uma grande vitrine e oportunidade de negócios. As irmãs Luciana da Silva e Ana Maria da Silva fazem parte da Associação dos Produtores de Mandioca da Borborema e produzem a mandioca, batata doce e macaxeira no Sítio Espinheiros, zona rural de Puxinanã.
“A gente aqui consegue mostrar a nossa produção e comercializar. A gente faz vários produtos a partir da mandioca, como bolo, pão, vaca atolada, etc. E faz também muito contato que termina em venda depois”, pontuou Ana da Silva. A irmã Luciana destacou, ainda, o apoio da da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). “A Empaer ajuda demais a gente. Com informação, apoio técnico, transporte para a participação nas feiras, em tudo mesmo”.

Marilene Ferreira também é produtora da mesma associação e destacou que na exposição é possível comercializar os produtos, trocar experiências e fazer muitos contatos. “Aqui é uma maravilha para a gente que é produtor. Mostramos os nossos produtos e fica conhecido da população, o que acaba gerando negócios mesmo depois da feira. É muito importante para a gente estar aqui”, avaliou.

A artesã Célia Alves, também de Puxinanã, comentou a importância de expor na 11ª Festa da Mandioca. “Desde pequena faço artesanato e depois que fiquei adulta passei a fazer para comercializar. Eu fazia crochê, depois fiz um curso e aprendi a fazer peças em macramê”, contou a artesã, acrescentando que “participar da exposição é fundamental para mostrar as peças que faço, conseguir vender mais, ficar mais conhecida e garantir mais negócios”.

O extensionista da Empaer Gervásio Menezes destacou que a participação da empresa do Governo da Paraíba na exposição tem como objetivo continuar dando apoio ao produtor rural. “Estamos aqui para auxiliar os produtores, assim como fazemos no campo. O que for preciso a gente tenta ajudar com apoio técnico, assistência nas formas de manejo, com o objetivo de melhorar a produção e contribuir para que as famílias dos produtores consigam gerar melhores produtos e renda”, frisou.

Os visitantes da 11ª Festa da Mandioca podem visitar os animais da 1ª Exposição de Caprinos e Ovinos do município. O evento reúne criadores da ovinocaprinocultura com o objetivo de valorizar e fortalecer a agropecuária regional. Os produtores rurais têm, ainda, estandes do Sebrae-PB e do Banco do Nordeste, onde podem obter informações sobre os programas desenvolvidos pelas instituições.

Diversas apresentações culturais estão sendo realizadas ao longo de todo o dia. Nessa sexta-feira (17), por exemplo, um grupo de dança do município vizinho de Areial se apresentou. Já alunos da rede de ensino de Puxinanã fizeram um desfile dentro do projeto “Do lixo ao luxo”, cujas roupas foram produzidas com o uso de materiais recicláveis, buscando trabalhar a conscientização ecológica. Há, também, a produção do Melhor Beiju do Mundo.

A 11ª Festa da Mandioca tem previsto para este sábado (18) a realização da 1ª Gincana Escolar dos Lajedos e o Concurso de Cordel com a participação das escolas da Rede Municipal de Ensino. Também serão realizadas apresentações culturais e novamente a produção do Melhor Beiju do Mundo. Os shows musicais programados no palco principal são de Fernandinha, Juarez e Forró Saia Justa.

Para o domingo (19), último dia do evento, a programação terá a Exposição de Carros Antigos, e várias atividades culturais, com shows de encerramento da festa durante o período noturno com as seguintes atrações: Thiago Freitas, Forró D2 e Diogo Cirne.

A 11ª Festa da Mandioca é uma realização da Prefeitura de Puxinanã com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). O evento tem ainda como parceiros a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco), o Sebrae-PB e o Banco do Nordeste.

Programa “Antes que Aconteça”- Durante a programação da 11ª Festa da Mandioca nessa sexta-feira (17), no Pavilhão Central do evento, a segunda-dama da Paraíba, a advogada Camila Mariz, proferiu palestra sobre o programa “Antes que Aconteça”. Ela, que é coordenadora estadual do programa, explicou o que é e como funciona a iniciativa idealizada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro.

Para um pavilhão lotado de mulheres e homens, Camila Mariz explicou que “a ideia do Programa Antes que Aconteça é trabalhar a conscientização de homens e mulheres para evitar que novas tragédias, novos feminicídios aconteçam”. Ela lembrou que a cada seis horas uma mulher é morta no Brasil vítima de feminicídio.

Camila Mariz enfatizou a necessidade de as mulheres lutarem juntas pelo fim da violência contra a mulher. “Quando as mulheres se juntam para lutar elas fazem uma revolução. É preciso que se dê as mãos, que se apoiem, para que se interrompa os ciclos de violência contra a mulher”, apontou.

A coordenadora estadual do Programa Antes que Aconteça lembrou que sabe por experiência própria a dor de perder a mãe vítima de feminicídio. Ela destacou que o programa também prevê a instalação das chamadas Casas Lilás, voltadas ao acolhimento de mulheres vítimas da violência. Na Paraíba, duas unidades já funcionam, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande, e que o estado terá 50 unidades.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.