Terça, 21 de Outubro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Secretaria de Estado da Saúde inicia terceira etapa de treinamento com foco na inserção de implante contraceptivo

A capacitação é voltada para enfermeiros da rede pública e busca ampliar o acesso das mulheres sergipanas a métodos contraceptivos modernos e gratu...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Sergipe
20/10/2025 às 20h56
Secretaria de Estado da Saúde inicia terceira etapa de treinamento com foco na inserção de implante contraceptivo
Fotos: Valter Sobrinho

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira, 20, a terceira etapa do treinamento para inserção de implantes subcutâneos, método contraceptivo seguro, eficaz e de longa duração, que previne gestações não planejadas por até três anos. A capacitação, realizada em Nossa Senhora do Socorro, foi voltada para enfermeiros da rede pública e busca ampliar o acesso das mulheres sergipanas a métodos contraceptivos modernos e gratuitos.

Continua após a publicidade
Anúncio

A inserção é um procedimento ambulatorial simples, realizado com anestesia local, e conta com acompanhamento periódico pelas equipes de saúde. Após a aplicação, as pacientes recebem orientações sobre os cuidados necessários, onde serão reavaliadas em 45 dias por profissionais do município, que monitoram a adaptação ao implante.

A referência técnica em Saúde da Mulher da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps) da SES, Elline Alves, destacou que a ação reforça o compromisso com a ampliação do planejamento reprodutivo e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde integral da mulher. “O objetivo é habilitar os profissionais da rede pública de saúde. Por isso, é primordial que os enfermeiros realizem o procedimento de forma adequada para que assim ampliem o acesso das mulheres sergipanas ao método, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou.

Além disso, o implante contraceptivo possui efeitos colaterais leves, como pequenos sangramentos, que tendem a desaparecer entre três e seis meses após a inserção. A dona de casa, Joyce Rodrigues, de 36 anos, foi uma das pacientes que colocou o implante. Para ela, o procedimento foi rápido e tranquilo. “Não senti dor e fui bem orientada pelos profissionais. Escolhi o implante porque quero um método mais seguro e que não tenha a obrigação de tomar todo dia. Agora fico mais tranquila sabendo que estou ainda mais protegida”, contou. 

Capacitação profissional

Durante o treinamento, os profissionais receberam orientações teóricas e práticas sobre a avaliação da elegibilidade das pacientes, a técnica de inserção e o acompanhamento pós-procedimento. Para o enfermeiro, Humbert Mota, a capacitação é essencial para a qualificação do atendimento. “O treinamento é muito importante porque nos capacita a oferecer um método contraceptivo seguro e de longa duração. Com essa preparação, conseguimos atender melhor as mulheres, esclarecer dúvidas e garantir que o procedimento seja realizado com segurança e qualidade”, afirmou. 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.