Terça, 21 de Outubro de 2025
23°C 28°C
Maceió, AL
Publicidade

Sefaz capacita equipes para gestão de processos no novo sistema do ITCD

Plataforma foi aprimorada com base nos princípios da experiência do usuário Aperfeiçoando os atendimentos do Imposto de Transmissão Causa Mortis e ...

Colaboração para o Jornal Online Alagoas
Por: Colaboração para o Jornal Online Alagoas Fonte: Secom Ceará
20/10/2025 às 22h13
Sefaz capacita equipes para gestão de processos no novo sistema do ITCD
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Plataforma foi aprimorada com base nos princípios da experiência do usuário

Continua após a publicidade
Anúncio

Aperfeiçoando os atendimentos do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu um ciclo de treinamento sobre o novo sistema de gestão de processos do tributo. O objetivo foi capacitar as equipes, alinhar procedimentos e demonstrar na prática como trabalhar com a nova interface, especialmente na modalidade causa mortis.

A capacitação foi dividida em quatro turmas. Entre os dias 6 e 7 de outubro, o foco foi para equipes das unidades de atendimento no interior do estado. Na última terça-feira (14/10), nas salas de treinamento da Sede III da Sefaz, a equipe da Célula do ITCD também recebeu o treinamento prático para as novas funcionalidades da plataforma.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Na quinta-feira (16/10), colaboradores fazendários que atuam nos processos de ITCD também participaram da qualificação. O treinamento também incluiu a presença de membros da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE) e da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE).

Melhorias na gestão de processos

A coordenadora de Atendimento e Execução da Sefaz (Coate), Daniela Gouveia, pontuou que a nova interface do sistema vem como uma forma de aprimorar a gestão do ITCD, facilitando o cadastro das guias pelo contribuinte e reduzindo a quantidade de erros.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“A interface do sistema é intuitiva, construída com base na experiência do usuário, tornando mais fácil para o contribuinte preenchê-la de forma correta. O fiscal também vai ter uma melhoria muito grande na qualidade do trabalho, porque a tendência é que tenham menos erros de preenchimento, agilizando a análise de processos e o cálculo das guias”, destacou a gestora da Coate.

Foco no contribuinte

O curso foi ministrado pelo orientador da Célula do ITCD, Lucas Cajado, e pela servidora Rebeca Cavalcante, responsáveis pela gestão e implementação de melhorias no sistema.

“O treinamento abordou o cadastro completo do processo, mostrando todas as funcionalidades do novo sistema e quais as previsões de melhoria que estamos planejando para o próximo bimestre, já saneando potenciais dúvidas. Por muitas vezes, o fiscal pode ter sugestões, então vamos aproveitar essa reunião para alinhar o conhecimento”, explicou Lucas Cajado.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“O cadastro é feito de forma unificada, tanto para os bens quanto para as pessoas envolvidas no processo. O sistema consegue interpretar os dados e fazer as guias e cadastrá-las automaticamente. Então vamos conseguir redução significativa entre o cadastramento da guia e a emissão do Documento de Arrecadação (DAE)”, detalhou Rebeca Cavalcante.

Entre junho e setembro deste ano, mais de 1,8 mil processos de ITCD já foram resolvidos pelas equipes responsáveis. Na sexta-feira (17/10), a Sefaz-CE também ministrou uma capacitação para profissionais do Direito na OAB-CE, conduzida pelo orientador da Célula do ITCD, Lucas Cajado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.